23 maio 2014

Resenha: A Escolha

Não há palavras para expressar como foi esse livro. O melhor sempre será A Elite, que eu já resenhei, mas esse livro fez meu coração parar várias vezes.
Eu terminei ele ontem, a noite. Quando cheguei da escola fiquei lendo sem parar, porque não conseguia. Demorei três dias para lê-lo, mas se fosse final de semana teria sido em um. Kiera Cass deu um final perfeito pra esse livro. Vou dar um resuminho dele, mas se não leu os outros ou pelo menos o segundo o próprio resumo dá spoiler.
Enfim, quando o rei começou a falar pra America que não queria ela como princesa, ela ficou com medo. De qualquer forma, descobriu que sim: ela amava Maxon. E então queria lutar por ele. Não queria a coroa, e sim ele. Mesmo que tenha que fazer muitas coisas para conseguir isso.
Depois desse livro meu coração está em cacos. E esse foi o único livro que me deixou até agora processando as ideias dele, tentando entender.
Antes de começar a resenhar de verdade, quero compartilhar uma felicidade com vocês: minha amiga me deu o livro Um Estudo em Vermelho! Agora é certeza que irei resenhá-lo logo.
Não tirei a foto porque o livro não é meu, e sim da minha prima Aline.
O que dizer sobre esse livro? Seu final me deixou de fato suspirando. A cada página, eu suspirava mais. Sabia que o final iria ser aquilo que eu esperava, porém eu ainda torcia para America e Maxon. Os dois eram um casal tão lindo, com um mundo para impedi-los.
Mesmo assim, acho que a autora voltou a muitas partes que não deveriam voltar. A America não evoluiu como no segundo livro, e voltou a ser igual a no primeiro. Mas o romance evoluiu muito.
Antes era apenas um triângulo amoroso sem graça, mas o segundo livro e o terceiro deixou o romance e a ação muito presentes. Todas as sensações da America são bem representadas, e todos os sentimentos ficam bem claros. Toda a tristeza e angústia dela eram tão bem retratadas que o livro ficou mais emocionante, e muito melhor. 
A ação e o romance juntos ficaram ótimos. Os ataques rebeldes não ficaram ruins, e todos os segredos do começo da trilogia foram muito bem esclarecidos.
A America parecia muito mais uma princesa. E até os sentimentos do príncipe ficaram ótimos. 
Não sei o que falar desse livro. Essa trilogia foi mais do que eu poderia imaginar. Foi o único romance que de fato me agradou. Que me deixou feliz, que não ficou clichê e que mexia com nossos sentimentos. Há cenas que eu me lembro do nada de tão boas que foram (momentos entre Maxon e America). Há coisas que quase me fizeram chorar, e há coisas que lembro e fico até arrepiada. De fato, essa foi a melhor trilogia de minha vida. E mesmo que você não goste de romance, dê uma chance a esse, porque não irá se arrepender. Se der pra abrir uma brecha, compre este livro. 
Esse final me deixou suspirando por horas, e me levou a lugares que acho que não poderia chegar. Enquanto lia, fiquei tão longe da realidade de minha vida que me sentia no livro, me sentia em Illéa, me sentia ao lado de America e Maxon. Não tenho como falar o quanto amei este livro, e como ele entrou para o primeiro lugar na minha lista de favoritos.
Ou então ele é o único favorito.
Espero que tenham lido tudo. Quero ler em pdf O Príncipe e O Guarda, porque tem uma tal de Daphne que aparece no livro e preciso saber quem é essa guria... Para poder odiá-la.
E ah, acho que outro erro foi colocar personagens tão iguais. A gente os vê em todos os lugares (como a Celeste, por exemplo). Mas o final nos satisfaz mesmo com esse erro.
É isso aí, terráqueos (ou não, como eu). Adeus ~



6 comentários:

  1. Ótima resenha! Realmente, a trilogia de A Seleção é um romance fantástico e apaixonante. Também está entre os meus favoritos, só ainda prefiro a Trilogia Jogos Vorazes, que me cativou primeiro. Não vejo a hora de comprar logo A Escolha para suspirar como você. Aposto que vai ser lindo, vou amar, não aguento esperar ç.ç

    Bye :)

    palavrasincessantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca li Jogos Vorazes, nem sei se irei gostar... Mas quero ler também. Acho que A Seleção fica empatado com Harry Potter, porque ambos me deixaram apaixonada. A Seleção pelas cenas eletrizantes e Harry Potter pelas brilhantes ideias. É isso.

      Excluir
  2. Adorei sua resenha \o/ A Seleção é uma das minhas distopias/romances preferidos. Não achei que todos os assuntos foram tão bem esclarecidos quanto poderiam, mas fora isso tudo foi perfeito. Um final super digno, cheio de ação, romance e um final de puro ♥

    Já li o Príncipe e estou ralando para ler o Guarda... Aliás, a Dafne é diva, dá de 10 a 0 na America *corre*

    Mas enfim... Livro perfeito, série perfeita, nada mais a declarar *u*

    Hannah Mila // Meu Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, só achei que depois que a America descobre essa coisa da Estrela do Norte começa a ver rebeldes nortistas em todo canto, e isso foi errado. Mas enfim, acho que esse é um pequeno defeito.
      Corre mesmo, porque pra mim Maxon tem que ficar com a America e o resto (Kriss, ess Daphne) são tudo um bando de gurias malditas ¬¬

      Excluir
  3. Menina que resenha MARAVILHOSA, eu li todos os livros de A Seleção, e de todos A Escolha é o meu favorito.
    Com toda certeza essa é a melhor trilogia de todas, eu não tenho palavras para descrever tudo que eu senti ao ler esses livros, tinha horas que eu parava de ler para processar tudo que estava acontecendo. Enfim, essa trilogia é surpreendente, extraordinária, amo amo amo ♥
    beijos

    http://semtempestade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é ótimo, embora a autora quando escreveu pensava q seria apenas uma trilogia, mas q acabou sendo uma serie eu acho? Mas enfim a Celeste não poderia ter morrido nesse livro não u.u e o Aspen poderia ter lutado mais por a America, mas o livro como um todo é muito bom :D

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir