28 maio 2014

Vamos pro cinema: Sequências que não deram certo

E eu não sou uma pessoa deprimente, acredite.
Cá estou eu aqui de novo, para fazer uma postagem um pouco ariscada para alguém de quase doze anos: cinema. Eu nunca fiz faculdade de cinema e não sei direito como funciona, por isso tudo que eu falar aqui são chutes de como é de fato o cinema. E esta postagem será um belo exemplo disto.
Quero falar disto desde que lancei o blog, mas nunca tinha coragem para fazê-la. Sequências que não deram certo, e porque não deram certo. Não tinha coragem de fazê-la porque não sabia se ia ou não encontrar as palavras certas, e o mais provável é que eu não as encontre. Se você tem muita paciência, obrigada.
Vamos usar o filme Gente Grande como exemplo aqui. Se você já assistiu os dois filmes, pode até ter gostado, mas se olhar com um ar mais crítico, vai ver que o filme tem muitos pontos negativos. O primeiro não, confesso que foi ótimo para quem gosta de filmes de humor para um fim de tarde. Um filme para a família. Não posso dizer o mesmo do segundo, que sai muito da perspectiva do primeiro filme. Piadas sujas, e você já não pode mostrar o filme para seus filhos. Ou sim, não sei. Enfim, só acho que não merecia um segundo filme, a história do primeiro já estava bem explicada.
Carros da Disney também é um exemplo. O primeiro é ótimo, porém o segundo já não tem aquela coisa do primeiro. Ou então Os Smufs, que o primeiro filme é uma coisa e o segundo é algo totalmente diferente, com uma história diferente da do primeiro filme, e por isso acabamos esperando muito e ganhando pouco.
Vemos isso muitas vezes no cinema, e existem vários exemplos. Fazem a sequência sem merecer. Não sei um motivo exato já que só tenho quase doze anos e não cursei faculdade de cinema mas pretendo, mas acho que é por causa do sucesso que o primeiro filme faz. Quando um filme mais sucesso, as empresas acham e que se mais um filme sair as pessoas vão assisti-lo de novo, pois é uma sequência do filme que as pessoas amaram. Nós fazemos isso, mas mesmo assim saem por aí muitas sequências que não agradam o público ou que não lucram.
Supomos que você assiste um filme e adora. Acha a história interessante e o rumo que esta história ganhou. Meses depois, anunciam que vai ter uma sequência. Quando ela estreia, o que você faz? Vai assisti-la no cinema de preferência. E quando muitas pessoas gostam muitas assistem essa sequência, e isso lucra, mesmo que ela não seja boa. Acho que é por isso que muitas sequências não dão certo. 
Na minha opinião, só se faz sequência quando a história necessita de uma continuação, quando não precisa não é necessário fazer. E se for necessário, precisa ser o mesmo diretor quem vai dirigir, ou então a história fica muito fora do que deveria ser e o que é. Por isso não estou botando fé nesse Alice no País das Maravilhas 2, porque não é o Tim Burton que vai dirigir.
Enfim é isso aí. Espero que tenham gostado, e entendido um pouco do que penso em relação a isso. Tenho certeza que em vídeo isso seria bem melhor, e eu posso pensar em fazer um. Mas não tenho nem cenário nem câmera boa o suficiente pra isso, então isso é apenas um talvez.
E se você for cinéfilo igual a mim, vou gostar de conversar com você.
Até a próxima.



26 comentários:

  1. Concordo com tudo que disse, gosto muito de cinema, já tive vontade de fazer faculdade (ainda estando muito longe da faculdade), mas ai conheci o corpo humano e me apaixonei por medicina. Talvez eu queira seguir essa carreira quando prestar o vestibular mas até lá tenho muito o que pensar ainda hahaha.
    Não gostei de Carros 2, Smurfs 2 eu ainda não vi. Eu ouvi gente falando muuuito mal de Gente Grande 2, inclusive, ele foi eleito ao Framboesa de Ouro (que é uma premiação para os piores filmes do ano :/)
    Em fim, gostei muito da postagem, não fique com medo de postar sobre cinema, a sua opinião foi ótima.
    beijos <3
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que o Gente Grande 2 foi eleito ao Framboesa de Ouro, e foi tão merecido quanto o American Hustle no Oscar.
      Não pretendo ser cineasta, mas queria aprender mais sobre isso que tanto gosto. Quero mesmo fazer bioquímica, que acho muito mais interessante.

      Excluir
  2. Carros 2 foi mesmo horrível. Os outros eu não vi, mas ok :v Homem de Ferro 3 foi meio bleh também, mas foi um caso único da Marvel, porque as sequências dos outros heróis só se superaram (Gente, O Espetacular Homem-Aranha 2 foi tão.... *O*).

    Há realmente muuitos filmes que não precisam de sequências, mas estas são feitas pelo dinheiro... Carros, Muppets e Smurfs são bons exemplos. Os filmes são histórias soltas que não se complementam, mas que o povo insiste em continuar a fazer para lucrar (o que para o produtor não é ruim at all - dinheiro é bom :v).

    Estou ansiosa para Alice 2, mesmo que não seja mais o Burton a dirigir, até porque ficaria muito igual ao primeiro filme e eu quero ver algo diferente, nem que fique pior. Aí está mais um exemplo de filme que não precisa de sequência tecnicamente, mas como tem gente como eu e você que somos fãs, vende.

    Não fique com medo de falar de cinema aqui, haha! Uma opinião é uma opinião, seja de um desempregado ou de um diretor veterano. Se a pessoa gosta e sabe do que fala, então vale tudo!

    É, deixei um comentário enorme aqui :D Fico por aqui, kisses~

    Hannah Mila // Meu Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo comentários enormes ♥
      Não sei se Alice 2 vai ser bom, queria algo parecido com o do primeiro filme. Acho que meu objetivo nesse é Alice e Chapeleiro ficarem juntos logo, o que não aconteceu no primeiro filme por causa do Burton. E é, estou vendo muito romance.
      É, Homem de Ferro 3 pode ter até bom em efeitos especiais, mas a história é meio ruim, e não era preciso fazê-la.
      Adorei seu comentário!

      Excluir
  3. Eu nunca foi a cinema ! Então nn sei nada :( !
    P.S seguindo o seu blog

    http://b-maluco.tk/

    ResponderExcluir
  4. Eu amo cinema, e da sua lista o pior de todos foi gente Grande 2. Tem certos tipos de filmes que não precisam de sequencia, mas o olho grande em ganhar mais dinheiro acabada dando em filmes assim.

    www.noseculoerrado.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente Grande 2 sempre será o mais temido do cinema >< E acho que o olho no dinheiro fez uma boa história de humor se transformar em uma hora de piadas sujas e "tire seus filhos da sala".

      Excluir
  5. Acho que sou a única pessoa que gosto de Carros 2. Inclusive até o prefiro por Mate ser protagonista e aparecer mais que McQueen.
    Pra mim, um filme que jamais deveria ter sequência foi Matrix. O meu Keanu tá divando nos três, só que somente o primeiro já tava perfeito demais. O segundo ficou meio sem noção e o segundo perdeu o sentido totalmente... Mas o Keanu compensa assisti-lo, hehe.
    Sel do Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei Carros 2 meio bobinho, tipo um carro que luta caratê? Achei a ideia muito infantil. E nunca assisti Matrix, então sobre isso não tenho nada a comentar. Mas acho que MIB também não merecia sequências, e que foi tão desnecessário até mesmo quanto Gente Grande.

      Excluir
  6. Para falar a verdade o cinema para mim sempre será uma caixinha de surpresas... além do mais não sabemos o que esperar... principalmente de sequencias como de livros que viram filmes como 50 tons de cinza... cara eu li os três livros e tipo achei razoável... possa ser que com o filme eles consigam mudar esse lado contos de fadas macabros do seculo XXI que a história passou... pelo menos assim espero e não, logicamente, não tem como julgar se não assisti... quer uma sequencia que deu muiiiiiito certo foi Capitão America 2... cara o filme mandou muito bem nas cenas de ação no foco da história que é a adaptação de Steve ao novo século e seu passado não vivido que volta de uma forma bem desagradável... eu amei (principalmente o vilão pq eu amo aquele ator Sebih)... logico nem todos tem essa sorte... mas tem uns que valeu o gasto! ♥

    http://regrasquebradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, há muitos filmes que valeram a pena, mesmo que uns mão sejam aquilo de bom. O problema é que essas sequências são bem poucas. Não sei o que esperar de Os Vingadores 2.

      Excluir
  7. Wow, encontrei o seu blog por acaso e já me deparo com o meu assunto favorito: cinema! Ganhou o meu coração, moça. Sou fiel a você agora. -q ~Quero ser cineasta, yay!~
    Eu estou tentando botar fé em Alice no País das Maravilhas 2 ("Through the Looking Glass", título provisório), embora nunca tenha visto Os Muppets (filmes de James Bobbin, novo diretor). O que aconteceu com o primeiro foi a expectativa da união entre um dos diretores mais loucos do cinema e uma das histórias mais ensandecidas de todos os tempos, mas no fim das contas deixou algumas coisas a desejar, e não ficou parecendo coisa do Burton (muitas cores, e aquela dança do Chapeleiro no final) - em resumo, o filme arrecadou bilhões e metade do público desgostou, embora eu tenha sido uma grande entusiasta dele. Acredito que haverão alguns furos no roteiro, mas o comentário ficará enorme se eu começar a tagarelar sobre cinema.
    "Piratas do Caribe - No Fim do Mundo" foi outro filme ruim... O terceiro da franquia, ainda não vi o quarto. Espero que o quinto e último, a ser lançado no ano que vem, seja melhor. Com isso eu me despeço, sou um papagaio falando de cinema, ASHUSHU, perdão.

    agataluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata, você ganhou meu coração, também serei fiel a você desde sempre *-*
      Vão existir muitos foros no roteiro, e com certeza teremos atores muito bons fazendo papel de bobo. Já visualizo a Mia se arrependendo. O Depp eu não falo muito, já que ele fez muito filme ruim.
      Eu nunca assisti Piratas do Caribe, mas soube que não é muito bom. Então, sobre isso não irei falar nada, mas assim que eu assistir vou lembrar de seu comentário ^^

      Excluir
  8. "Alice no País das Maravilhas 2"? Olha, realmente não vai dar certo. Outra sequência que não deu certo foi Motoqueiro Fantasma. Não deviam ter feito o segundo, ficou muito nada a ver com o primeiro, não foi fiel, ficou horrível! Adorei a postagem, é uma postagem de cinema bem diferente do que a gente está acostumado por aí. :)
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se formos falar de filmes nada a ver com o primeiro vai dar um livro... Mas se eu for fazer uma pequena listinha, vai Os Smurfs, Carros, Gente Grande, nossa, não vou me lembrar agora.
      Ah, obrigada *-*

      Excluir
  9. Eu nunca assisti Gente Grande, nenhum dos dois. Mas sobre Smurfs e Carros 2 eu posso debater. Com toda certeza há poucas coisas nos dois filmes que possa liga-los aos seus antecessores. E que devido a isso, a história ficou totalmente sem sentido.
    Infelizmente, por pura vontade de ganhar mais dinheiro (como você havia comentado) e muitas vezes ignorando as pessoas que gostaram do anterior, muitos filmes são lançados dessa forma.
    Eu gosto de assistir filmes, desde pequena tenho essa influência devido aos meus pais que são cinéfilos, mas de preferência costumo ver séries e ler livros. Por isso não entendo muito sobre filmes. Mas os filmes que gosto bastante de ver são as adaptações de livros. Tem até aqueles que eu assisto por indicação e curiosidade, mas não me considero uma cinéfila, a não ser que ser viciada em séries de TV entre para a categoria de cinéfilo (eu, desinformada).
    Até mais || l0nely-star.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você gosta de livros e séries, e isso significa que você é uma pessoa legal!
      Bom, acho que também deveriam pensar em da forma certa.
      Seus pais são cinéfilos? Eu queria que os meus fossem também, mas minha mãe assiste apenas o que ela acha legal...

      Excluir
  10. Só assisti Carros 2 e odiei, eu até estava com vontade de assistir o segundo de smurfs, mas agora... sei lá.

    sublimecapital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Acredita que eu não assisti nenhuma das sequências dos filmes que você citou? Só os primeiros! :O São em horas como essa que eu percebo que realmente preciso ir mais ao cinema (ao cinema da cidade vizinha, né, porque minha cidade é tão fim de mundo que nem isso tem)...
    Mas, lendo seu post, eu lembrei de Madagascar. Adoração pelo primeiro filme, amor eterno pelo segundo, desgosto pelo terceiro e último. Sei lá, achei que poderia ter sido tããão melhor! :(
    Concordo com o que você disse: quando um filme faz muito sucesso, muitas vezes, é feita continuação mesmo sem necessidade. E o público corre para assistir, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha esquecido de Madagascar. Amo o primeiro filme, tenho todos (pirata) aqui em casa, mas desde o segundo filme vi que não ia mais ter jeito. Por isso, esperei muito e me arrependi.

      Excluir
  12. Sequências que não deram certo certamente é uma droga, tanto em cinema quanto em livros, é muito chato você ir no cinema, esperar anos por um filme ser lançado a sua sequência, e o filme ser horrível, e se você pensar que gastou tempo e dinheiro, ainda da mais raiva! D: Amei você ter abordado esse tema em seu blog, não vejo muito desses assuntos na blogosfera, adorei! XD

    cartas-e-poesias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que em livros eu nunca vi sequências desnecessárias, os escritores tem mais consciência do que fazer. Por isso não perdem fãs.
      Obrigada!

      Excluir
  13. Eu sou uma grande fã de sagas e triologias, então é claro que o filme irá precisar de continuação. Mas é bem o que você acabou de dizer, mas que eu vou reforçar usando outras palavras: filmes "sozinhos" não precisam de continuação, pois toda a história já foi explicada e encerrada no primeiro filme. É como se o John Green escrevesse um "ACEDE 2" talvez até fosse legalzinho, mas nunca iria superar o primeiro.

    www.quirky-tree.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca pensei em ter um A culpa é das estrelas 2, acho que seria devastador para os fãs. Quando se falta pontos que o autor citou mas não concluiu, acho mais que necessário ele criar outra história e responder esses pontos. Nos filmes, isso não acontece, o que me irrita. Pode até ter um ACEDE 2 nos filmes, eu creio que se fazer sucesso isso não irá demorar pra acontecer.

      Excluir