16 junho 2014

Afinal, como se produz um filme?

Já estou vendo que este post vai ficar enorme e mal explicado. Enfim, vou tentar ao máximo fazer um resumo de como se faz um filme, para meus amiguinhos cinéfilos. Eu sou cinéfila e só hoje descobri como é produzido um filme, graças a Lully de Verdade. Ela fez um vídeo titulado como Como nasce um filme e eu terminei de ver agora. Quero tentar passar isso a vocês.
Eu quero muito ser cineasta, e sei que muitos quero, mas digo que não é nada fácil. Precisa-se de muito dinheiro. Enfim, vamos ver até onde eu posso explicar. E visitem o vlog da Lully, ela explica super bem sobre cinema e sobre a sociedade. Se tiver dúvidas, com certeza o vídeo dela vai esclarece-las. 
E se não gosta de textos muito grandes, cuidado com este.
Bom, a primeira coisa que precisa-se ter quando vai fazer um filme é a ideia. E ela é exatamente o que diz o título. Vamos supor que sua ideia seja um Superman mulher, sei lá. Depois da ideia, vem o argumento, que é um resumo de tudo que acontece no filme. É basicamente aquilo que você diz ao seu amigo quando assiste ao filme. O argumento não pode ser muito longo. Digamos que eu pegue minha ideia e faça um argumento, seria basicamente assim: ah, a menina é mandada pelos pais á Terra, aqui ela cresce até que um cara acolhe ela, ela e esse cara se casam, depois ela descobre que esse cara é um vilão e ela tem que derrotar ele porque ele quer dominar o mundo. Enfim, é mais ou menos isso que você tem que escrever. Pode contar mais detalhes, mais nomes, mais cenários, mas precisa ser curto.
Logo depois dessas duas etapas, vem a pré-produção, produção e pós-produção. E isso demora muito. A pré é algo como uma preparação para a produção. Dentro da pré existe o roteiro. O próprio diretor do filme pode fazer o roteiro, mas pode-se contratar o roteirista. 
O roteiro pode passar por diversos tratamentos, mudar várias vezes. Um roteiro só com a história, outro só com os diálogos, outro com posições de câmera, cenário e tal. Você pode escrever tudo no roteiro, até mesmo que nesse momento vai ter uma explosão e você quer que uma câmera fique focada no lugar onde vai ter a explosão antes dela acontecer. As pessoas que vão fazer o roteiro todo não precisam ser as mesmas. Pode ter uma para as posições de câmera, outras para os cenários e tal.
Depois você precisa garantir tudo que vai ter na produção. Cenário, figurino, atores, figurantes, tudo. Antes da produção, até mesmo se tiver um rato você precisa garanti-lo. Digamos que a mulher que citei estará no meio da rua conversando com agentes do FBI. Se tiver um rato passando entre eles, você precisa garanti-lo antes mesmo de começar a filmar. Não na hora. Tudo precisa estar garantido.
E chegamos na produção. Ela é aquele momento em que se filma. Tudo que é gravado está na produção. E as filmagens podem ser muito longas mesmo. As vezes se grava até aquilo que não vai ter no filme. Por isso sempre achamos as cenas "perdidas" no YouTube. Digamos que você precisa que o começo do filme seja com a cena e com alguém narrando. Você precisa filmar logo tudo isso. As vezes você faz doze cenas e só vai precisar de cinco delas, mas com vários cortes das outras acrescentadas nessas cenas. Confuso, não?
E, por último, a pós-produção. São todas as colagens de partes do filme. Depois de fazer todas as cenas, no fim, edita-se elas, para depois exibir. Dublagens, cenas, tudo.
E então, exibi-se o filme. Aí você escolhe: se quer que ele vá para o cinema, blu-ray, locadora, tudo. Se quer no cinema, então edita ele para o cinema. Se quer ele em DVD, edita ele pra DVD. Aí depois sai contratando um monte de gente: uma para o pôster, outra para divulgação, outra para o trailer, tem gente que contrata até pra fazer página de Facebook, Twitter, YouTube, tudo pra divulgar o filme.
Mas não pense que é fácil. Há filmes que demoram-se quase quatro anos para serem feitos. Tudo porque precisa-se de dinheiro. Se o ator que você contratou mora no Japão e seu filme é no Alasca, então você precisa contratar alguém pra ir buscar aquela pessoa no Japão. Além de ter que contratar câmeras, cenários, figurinos, atores... Isso tudo o diretor e a produtora. Por isso as vezes, quando eles pagam tudo da pré-produção não tem dinheiro pra produção, aí precisam parar e arrecadar dinheiro. Por isso, como disse a Lully, não podemos colocar o filme para ganhar dinheiro.

Ufa. É isso. Ficou enorme, meus dedos e costas estão cansados, mas espero que tenham lido tudo e entendido pelo menos um pouco de como se nasce um filme. Entendi mais ou menos isso.
Até a próxima.






18 comentários:

  1. Cineasta, ta aí um sonho que eu acho grande, mas por que não acreditar né? O que é a vida quando não acreditamos que podemos realizar nossos sonhos. Gostei da forma que escreveu e deu pra entender direitinho, e só de pensar, dá muita preguiça. Acho que a melhor parte disso tudo pra mim seria produzir o roteiro, mas acabei de descobrir que ele pode ser dividido em partes! omg, mas ser roteirista parece ser interessante ainda pra mim.

    Belo post!
    holocenecity.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse escolher uma área no cinema não seria direção, e sim roteirismo. Eu amo escrever, e mesmo que seja dividido em partes, ia ser nisso que eu me daria bem. Ah, obrigada ^^

      Excluir
  2. Adoro o vlog da Luly. E seu texto explicou direitinho como se faz um filme hehe Eu tenho vontade de fazer Cinema, e as vezes tenho várias ideias malucas. Mas realmente não basta só ter a ideia. Produzir um filme demanda muito trabalho, dedicação, capital e seguir esses passos que você explicou. Gosto muito de cinema, e admiro muito quando um filme é exibido (ainda mais independentes). Só de pensar no trabalho, já merece aplausos pra mim haha Enfim, beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho, e acho que faria roteirismo, mas mesmo que eu fosse fazer roteiro e tal, ia ser muito trabalho. Precisa de dedicação, dinheiro, precisa de muita coisa. Por isso acho a faculdade de cinema uma das mais difíceis.

      Excluir
  3. É trabalhoso e caro, mas se é o que você quer, tem mais é que estudar, se dedicar e ir atrás, nem que seja pra começar por baixo como auxiliar do assistente do cameraman, só pra conhecer gente do meio e criar os contatos :)

    Blog Subexplicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito isso, mas também quero fazer bioquímica. Quero primeiro fazer bioquímica e depois ser cineasta. Quero mesmo correr atrás ^^

      Excluir
  4. Gostei muito do post! ^^ Conclusão: produzir um filme dá muito mais trabalho do que eu imaginava! =O
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensei que fosse mais fácil, fiquei chocada quando vi isso!

      Excluir
  5. Minha nossa por essa eu não esperava... é muita coisa.... imagine filmes que possuem inúmeros efeitos especiais ... senhor deve dificultar e muito! Tipo as séries como Games of Thrones ou Sobrenatural ou ainda The Walking Dead... sei lá tem que ter muita paciência... series de inteligência como Breaking Bad o roteiro, conteúdo tem que ser milhares de vezes analisado para sair realmente algo muitooo nerd e perfeito! Adorei a matéria! ♥

    http://regrasquebradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine pra fazer os filmes da Marvel! Contratar o pessoal pra fazer os efeitos especiais, as telas pros mesmos... E as séries devem gastar mais ainda. GOT nem tanto, já que lucram tanto...

      Excluir
  6. Assistir filmes é super legal, mas eu não imaginava nem um terço do trabalho que dava para produzir um! Realmente é muito trabalhoso, de todas as fases eu apenas conhecia razoavelmente a de produção, claro onde tem as filmagens e tal (mas quem não conhece esta certo?). Se alguma vez na vida eu me envolvesse na produção de filme eu optaria por cenário e figurino, é o meu básico.

    Enfim o texto ficou super explicadinho, gostei. Informações novas são sempre bem vindas.
    l0nely-star.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capitão America eles demoraram quatro anos pra fazer, e assistimos em uma hora. Assistir é super legal, como fazer qualquer coisa. Mas difícil sempre é fazer.
      Eu não ficaria no figurino e cenário, ficaria no roteirismo. Não sei nada sobre roupas nem nada ><
      Obrigada ♥

      Excluir
  7. Poxa, que legal que quer ser cineasta. Quando eu assisto à alguns filmes eu fico com vontade de fazer um, ou até mesmo um clipe de música ou sei lá, mas são sonhos passageiros, não algo que eu realmente queira com todo o meu coração - apesar que eu gostaria muito de produzir um clipe ou sei lá -q.
    É um processo realmente complicado, acho que consegui entender mais ou menos, mas é muita coisa. É, não é fácil não! E o negócio que pega é o dinheiro, né? ç.ç Bom, ótimo post, bem interessante saber como nascem os filmes (os amo tanto <3). Se um dia eu quiser produzir um virei ver aqui hahahahaha' (tá, que besta, ignore).
    Bye

    palavrasincessantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia que você for produzir um filme, me chame pro roteirismo! Bom, é difícil mesmo entender, tive que assistir o vídeo da Lully duas vezes pra entender tudo direitinho e saber explicar. É legal querer ser cineasta, mas o dinheiro que voltaria pra mim não seria muito.

      Excluir
  8. Que interessante seu sonho de ser cineasta! Me lembrou de um livro que li, mas a protagonista queria ser roteirista na verdade. Estou aprendendo sobre na aula de fotografia, é muito interessante. Nossa, quatro anos para fazer um filme que não passa de poucas horas é muita coisa, né? Eu não aguentaria tantos anos mexendo no mesmo filme, na mesma coisa. Essa profissão não é pra mim :P
    O texto ficou ótimo, bem explicadinho.

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, ficar toda hora na mesma cena pra dublagem, efeitos especiais e tudo mais... É algo muito difícil, nem sei se chegarei lá. Mas se for pra fazer um filme da Marvel, eu nem me importo *-*

      Excluir
  9. Li seu texto e vi os video da Lully (que por acaso eu não conhecia) e um outro que ela fala sobre cinema...
    Para um filme que só vai durar de 1 a 2 horas, nem se imagina o processo que vem até está ali e que pode levar até alguns aninhos para ficar pronto. Ufa, até cansa só de imaginar. Mas se quer saber, eu também penso nessa área. Talvez ou com certeza, como roteirista, sempre tenho umas ideias malucas.
    Porém tenho tantas duvidas. É isso, ou eu vou escolher alguma coisa na área musical.
    O importante é se isso for seu sonho, vá em frente e não pense se o atual cenario dessa area no brasil (se você gosta ou não, eu não sei) é boa ou ruim.
    :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero fazer mesmo bioquímica, mas também quero ser cineasta. Vai gastar muito do meu tempo e me desgastar, mas não me importo.

      Excluir