13 junho 2014

Resenha: Cidade dos Ossos

Essa imagem reflete como minha alma está no momento: dark, deprimente e melancólica.
Muitos disseram que queriam educação, e fizeram protestos contra a Copa. Agora, na abertura do jogo, todos se sentaram e ficaram felizes em ver tudo. De verdade, eu não entendo o Brasil. Por isso digo que sou um alien.
Terminei Cidade dos Ossos agora, e foi difícil. Estava lendo o epílogo. Então praticamente terminei ontem. Por isso, estou com o coração em cacos. Não sei se vou conseguir voltar a ler romance (A Elite) agora. Eu tenho isso: quando estou lendo um livro de um gênero qualquer, no caso deste ficção, eu me pergunto "por que gosto tanto de tal gênero?", que no caso é distopia/romance. Só depois que leio é que me lembro porque gosto tanto de tal gênero. É automático. Além disso, quando o livro é bom, meu coração sempre fica em cacos. O caso deste.

Queria tanto essa capa. Eu comprei versão econômica, que é magrinha e sem graça. Essa outra é grossa, com detalhes na capa e perfeita. Que tristeza a minha.
A história é basicamente que: Clary estava em uma boate simples chamada Pandemônio, com seu amigo Simon. Ela acaba vendo algo que não queria ver: uns caras tatuados e muito divônicos e estranhos assassinando um outro estranho ainda maior. Ela presta atenção em um em especial, Jace. Não esqueça esse nome.
Enfim, quando chega em casa, sua mãe some. Ela não sabe o que aconteceu. Então Jace oh, Jace a leva para conhecer um mundo por trás do dela, o Mundo das Sombras. A história se desenvolve por aí.
É uma história bastante interessante, não é uma coisa fictícia que estamos acostumados a ver. É bastante sangrento e violento, o que fez eu gostar ainda mais. Além de ter um pequeno romance no meio, mas que não deixou clichê ou sem graça. Acho que sem o romance a história não ficaria tão boa.
Outra coisa que me chamou atenção é como o Mundo das Sombras é construído. Sempre que estamos prestes a ver um novo mundo, ficamos assim. Hogwarts, Acampamento Meio-Sangue... E com este não foi diferente. A história deste lugar, um quartel general, tudo, foi bastante detalhado. E a confusão de Clary é notável aí.
A protagonista, Clary Fray, é uma pessoa completamente normal. Se você já assistiu filmes do tipo A nova Cinderela, O novo conto da Nova Cinderela e essas coisas, imagine a Clary mais ou menos assim. Ela é uma pessoa normal, que não chama atenção por ser diferente e tal. Focamos mais na história do que na opinião de Clary.
Os personagens secundários é que fizeram eu ler o livro. Necessariamente, um. Jace Wayland. A história foca quase mais nele do que na Clary. Ele é um daqueles personagens que não faz você se apaixonar por ele, o que acontece com Maxon em A Seleção e o Harry e o Rony em Harry Potter. Ele é totalmente irritante, totalmente uma pessoa que você acharia chata, de início. Eu não. Gostei muito dele, e foi o maior motivo de eu ter lido. Ele era excêntrico, além de ter um defeito (que eu amo) de se achar bonito. E não se abala com elogios. Há uma cena que eu adorei e anotei, duas cenas, e vou colocá-las aqui.
"-Você o convidou para a sua cama? -Perguntou Simon, parecendo abalado.
-Ridículo, não é mesmo? -Disse Jace. -Nunca caberíamos os três.
-Eu não o convidei pra minha cama -irritou-se Clary. -Só estávamos nos beijando.
-Só nos beijando? -O tom de Jace zombava dela com uma falsa tristeza. -Como você desqualifica assim o nosso amor?"
                        Pg 306
"Mais do que você pode imaginar -ela respondeu. -Eu não li suas folhas de chá, menino? Por acaso já se apaixonou pela pessoa errada?
Jace disse:
-Infelizmente, Dama dos Refugiados, meu único e verdadeiro amor permanece sendo eu mesmo.
Dorothea sorriu desdenhosamente ao ouvir isso.
-Pelo menos -ela disse -você não precisa se preocupar com rejeição.
-Não necessariamente. Eu mesmo ás vezes me dispenso, só pra manter as coisas mais interessantes.
                                 Pg 332
O que me incomodou foi a escrita. Ela parecia estar em estilo de roteiro, pois não era em primeira pessoa e principalmente, quando estávamos em um lugar, de repente estávamos em outro. Isso ás vezes confunde o cérebro. É totalmente normal, e ajudou bastante para entendermos a história mais facilmente, mas confundiu bastante. Outra coisa foi que usaram uma escrita muito difícil, e as vezes o leitor se perdia. Por exemplo, digamos que estava falando sobre uma escada que rangia. Inicialmente imaginei uma escada indo para baixo, estilo filme de terror. Só depois a autora diz que a escada ia para cima, e isso confundia muito.
Enfim, está ficando meio grande, por isso, finalizando: se você assistiu o filme, nunca, em hipótese nenhuma, associe com o livro. A Clary do filme é muito mais frágil e sem graça que esta, que é forte e bastante cativante. O Jace é mais diferente ainda. E se você não leu o livro, leia: mas não o aconselho a corações fracos.
Espero que tenham gostado da resenha. Vou terminando por aqui, já ficou muito grande.
Até a próxima.
Adeus.



26 comentários:

  1. Também não entendo o Brasil. Não entendo porque tanta empolgação após tanta revolta. E, infelizmente, ontem eu fui obrigada a enfeitar minha escola, pintar minha cara com tinta verde e amarela (no estilo indiozinho) e fingir que estava feliz, porque isso tudo vale ponto em uma gincana que minha turma está participando. Ô tristeza. Depois tirei a tinta, e aqui estou, com as bochechas vermelhas, com alergia/queimadas. ¬¬ Tinta maligna! Copa maligna!
    Em fim, em fim... Quero muito ler Cidade dos Ossos, já faz bastante tempo. Desde que o meu pai me indicou, na verdade :p Não, ele não leu o livro inteiro, na verdade a professora dele (ele faz EJA) leu o primeiro capítulo para a turma e ele disse que parecia ser um livro que vale a pena ser lido, mas que é tenso. Gostei muito da resenha, Belle! E o quote da página 306, oh good!
    Até mais! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que eu não tive que passar por isso, entrei de férias terça-feira, e estou livre de tudo isso. Desnecessária essa sua escola.
      Leia logo, preciso de alguém para falar sobre ele! O primeiro capítulo nem é tão bom, fica bom da página 306 pra frente ;)
      Até mais!

      Excluir
  2. Eu já desistir de entender brasileiros. Não sei como eles conseguiram dançar na abertura da copa, sobre os ossos de vários trabalhadores que morreram na construção daquele estádio. Enfim... quanto ao livro, eu tenho muuuuita vontade de ler. Acho a capa incrível e a história me chama bastante a atenção. Gostei da sua resenha. Simples, direta. Sempre abordando os pontos mais importantes. Adorei.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, além de como o Brasil está um caos por causa dela. O que mais me irrita é que fizeram muitos protestos que deixaram o Brasil um caos, e na hora da Copa, ficam felizes fazendo festas.
      Oh, obrigada ^^

      Excluir
  3. O Brasil é lugar de gente trouxa e macacos assim definido pelos estrangeiros... principalmente os europeus! Eu realmente quero muito ler esse livro... eu assisti o filme apenas e me interessei pela saga inteira... se um milagre divino acontecer eu vou compra-lo!


    http://regrasquebradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente trouxa mesmo, não é de admirar que as pessoas falem muito mal dele.
      Como eu disse, não associe o filme com o livro. Um não tem nada a ver com o outro, sério.

      Excluir
  4. Eu vi o filme desse Livro na caa da minha prima e desde então eu estou looooouca pra comprar todos os livros e ler, sério, é uma série de livros ótima ♥
    ps: não se preocupe com a copa, teve muitos protestos sim do lado de fora dos estádios, passou algumas reportagens sobre isso mas a TV não deu destaque justamente para passar a imagem que está tudo bem, mas teve manifestações até violentas!!

    Brenda Kwon | Ilustração & Design

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram essas manifestações violentas que me irritaram, isso só mostra que somos uns bocós (nós, os brasileiros).
      Leia mesmo ^^

      Excluir
  5. Querida, respondendo ao seu comentário lá no meu blog, aceito afiliação sim. Outra coisa, eu me lembro de ter comentado essa postagem já, não enviou ou coisa parecida? '-' ~Minha internet é meio ruim pra enviar comentários, vai que foi isso...~

    agataluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que foi isso sim ^^ Já vou colocá-la na elite.

      Excluir
  6. Eu não entendo o Brasil também, tipo, uma hora estão reclamando da copa, e depois nem ligam mais para isso.
    O livro parece conter uma história muito boa, vou tentar achá-lo em alguma livraria por aqui.

    ResponderExcluir
  7. Boa resenha. E fez bem comparar com o filme. Pois eles conseguiram transformar os personagens num clichê chato. A Clary do livro >>>>> Clary do filme. Tem nem comparação. Mas espero que eles reparem esses erros em seus próximos filmes.
    Achei esse primeiro livro meio fraco, mas por outro lado é bom, pois assim você compreende melhor o ambiente. Não é do nada, como muitos livros. Você compreende o universo da personagem principal.
    Parei no segundo livro da saga, mas recomendo que leia, pois vai ficando melhor.
    Obrigada pelas visitas e comentários lá no blog. Mesmo. ♥ Agora tô podendo retribuir. haha Beijão e boa semana! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme não tem nem comparação, enquanto um é original o outro é mega parecido com Crepúsculo. Muito sem graça.
      Você parou no segundo livro? Por que? Quero muito ler tudo ^^

      Excluir
    2. Falta de dinheiro pra comprar o próximo ou ter algum outro livro que quero ler mais. hahaha

      Excluir
  8. Já li Cidade dos Ossos e gostei bastante, mas não me apaixonei pelo Jace como 90% das pessoas hehehe, amo o Simon e esse livro quebrou meu coração várias vezes por motivos de Simon, Simon e Simon. O meu também é edição econômica, a capa é mole e está bem feinha ):
    Beijos.

    http://b-reakingfree.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei o Jace porque sim, ele é perfeito, divo, lindo e xeroso e é isso ♥ E detesto o Simon >< Essas capas de edição econômica são horríveis mesmo.

      Excluir
  9. Já coloquei na minha listinha, tirei, coloquei, tirei. Ainda mais depois do filme, que tanta gente falou mal... Quer muito ler, mas não é prioridade por agora, ainda mais que são muitos livros e eu gosto de comprar tudo junto. Boa resenha!

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo, ele é ótimo. O filme é ruim mesmo, mas, como sempre acontece em adaptações literárias, o livro é muito melhor que o filme.

      Excluir
  10. Cara, eu quero muito mesmo ler Os Instrumentos Mortais, é uma das séries que está no topo da minha wishlist (apenas com As Crônicas do Gelo e Fogo na frente). Todos dizem que é ótimo e original, e eu simplesmente amo livros originais, são os melhores. ♥ Adorei a resenha!
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero muito ler A Song of Ice And Fire, mas não com tanta prioridade. São muitos livros, com mutias páginas. E esse livro é mesmo original ^^

      Excluir
  11. É um bom começo de saga, mas gosto mais da trilogia Infernal Devices, da autora. Quanto à saga dos Instrumentos Mortais, já li os três primeiros, tendo gostado mais do terceiro (A Cidade de Vidro) do que dos anteriores. Gostei da opinião =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero terminar logo esta saga, principalmente Cidade do Fogo Celestial. Ainda tem que comprar As Peças Infernais... Vou demorar pra terminar ><

      Excluir
  12. Essa postagem me trouxe lembranças tão maravilhosas <3
    Eu já li Cidade dos Ossos, e eu necessito do resto dos livros. Cara, ele é tão cativante, tão maravilhoso. Eu só acho que a parte do romance deveria ter tido mais partes, pois foi apenas em um momento da estufa em que aconteceu algo divo (aaaaain).Mas, se eles deixaram assim devem estar certos - ou não o/
    Eu assisti os filmes esses dias e ODIEI TUDO. Bom, teve uma parte em que me deixou até feliz de ter assistido (que o jace e a clary NÃO SÃO IRMÃOS SJKHSUGHA), mas os resto, não foi fiel ao livro. Talvez o segundo filme (Cidade das Cinzas) seja um pouco melhor, pois eles estão 'procurando' o erro do primeiro filme. Eu acho que o erro dele foi tomar caminhos totalmente diferentes do meio ao final apenas para "agradar" o público e a má divulgação (eu mesma não sabia do filme até ler o livro). É isso o que não me agrada em livros que viram filmes! Muitas vezes, para alcançar determinados públicos eles mudam totalmente o enredo, história e até mesmo a fisionomia dos personagens.
    DESCULPE O TEXTO GRANDE <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a Cassandra não colocou mais partes de romance porque sabia que iria estragar o livro. Ele é o que é por ter um leve romance, mas não sai do que tem que ser. Por isso tem tantos fãs. No filme não viram isso, e foi esse motivo que fez ele ser tão ruim. E a divulgação também foi péssima, além dos personagens serem totalmente clichês e sem personalidade.

      Excluir
  13. Tinha me esquecido o quanto A Cidade dos Ossos era perfeita ♥ Obrigada por me lembrar!
    Eu já li tds os livros da série, menos o ultimo que acabou de lançar, e eu te me esquecido de como a história era boa e cativante no começo, infelizmente a autora perdeu o fio da meada, nos ultimos dois livros, espero que ela recupere no ultimo.
    Quanto ao filme, foi decepcionante. eu fiquei muito ansiosa para assistir, fui no cinema, no dia do meu aniversário, e como o filme não foi como eu esperava acabei me decepcionando.
    Vc leu já leu As peças infernais? Se vc gostou de Cidade dos Ossos, vai amar, As peças infernais.
    Mas eu n recomendo para corações fracos, pq a trilogia é tão boa, que vai acabar com vc. Prepare os lenços.
    Enfim, That's all.
    Visite - Tão Bom Quanto Pizza

    ResponderExcluir