23 junho 2014

Uma sociedade de idiotas?

Primeiramente, quero agradecer aos 36 comentários do post passado. Obrigada.
Segundamente (?), eu queria postar sobre algo, e tinha muitas ideias, mas todas elas evaporaram na hora. Estou tentando fazer esse post há décadas, se querem saber. Estou relendo A menina que roubava livros, mas ainda estou lá pras paginas 100. Não vou falar de cinema, já que falei muito por aqui e acho que muita gente não quer saber. Não vou falar de música porque minhas ideias sobre ela não estão muito altas. Não vim escrever poemas porque estou sem inspiração.
Então lembrei de um post do Dead Butterfly que tem tudo a ver comigo,. Resolvi falar um pouquinho sobre a nossa sociedade de idiotas e sobre a obsolência programada. Bom, lá vamos nós.
Primeiro, a obsolência programada. Afinal, o que será isso? Vou direto ao ponto: há um tempo atrás, vários produtores de produtos começaram a ver que já não lucravam como antes. Por exemplo, os caras que inventaram aquele "Nokia indestrutível". Vamos pensar no raciocínio deles. Eles vendiam cinquenta daqueles Nokias. Um ano depois não iriam vender a mesma quantidade, já que o produto era bom até demais, e não quebrava fácil. Isso era bom pro consumidor; pra eles não.
Pensando nisso, todos se juntaram e criaram a obsolência programada, que consiste em diminuir a vida do produto (um celular, por exemplo) para, quando quebrar, o consumidor comprar uma versão mais nova e mais cara. Neste caso vamos usar os celulares novos, como os Galaxy. Quando uma pessoa compra, usa ele com muita felicidade. Mas no momento em que ele quebra, já notou que uma nova versão já está nas lojas? Então a pessoa vai lá e compra. E isso serve para o exemplo que dei acima. Venderam cinquenta celulares este ano. No outro, vão vender a mesma quantidade. Isso faz eles lucrarem. Mas só mostra que nós somos idiotas. Imagine que já teve um cara que inventou uma lâmpada que durava 100 anos? Pois é, mas o cara quase foi condenado a morte por isso e essa informação foi tirada do Dead Butterfly. E pior, ela existe desde 1920. E foi usada pela primeira vez com lâmpadas, na Europa.
E metade da população do mundo não sabe disso. Uma indignação.
Pensando nisso, fizeram uma curta metragem francesa que mostram robozinhos comprando celulares com marca IDiot. Brincam e tudo mais, mas no fim, todos eles quebram. E então a loja de celulares abre de novo com uma nova versão desses celulares. E todos compram.
"No dia que a tecnologia ultrapassar a inteligência humana, teremos uma geração de idiotas". Esses dias já estão acontecendo. Quantas não são as pessoas que, pelo menos uma vez na vida, deixam de fazer alguma coisa pra "ver mensagem no WhatSapp"? Ou então pra "checar o Facebook"? E isso me irrita. Saber que uma sociedade que pode fazer muito mais fica nisso. Saber que as pessoas tem inteligência e as gasta ouvindo músicas sem sentido, fazendo coisas porque acham que são interessantes... Isso irrita qualquer um. Se parar pra pensar, todo mundo faz fez isso. Eu, você, seu amigo.
O mundo já está uma geração de idiotas. E quanto daqui a uns anos?
Vou deixar vocês pensando. Ou não.
Até a próxima.

30 comentários:

  1. Não aguento quem não consegue desgrudar do celular pra nada, o pior é que conheço um monte de gente que fica compartilhando frases e videos sobre "viver mais" e não largam do Whatsapp. É muito triste mesmo como estamos "presos" á esse estilo de vida e maioria cegos á isso. Ótimo post *.*

    lovelyblogcarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha uma amiga que não tirava os olhos do celular, e quando eu ia conversar com ela, ela ficava assim. Acabei nunca mais falando com essa menina. É, ficam falando de viver e não tiram a cara do notbook...

      Excluir
  2. Pessoas que vivem baseadas em acorda e dormir segurando um celular tem nome, se chama " Nomofobia". Imagine que sua mãe morre, a dor dar perda vai ser enorme, você vai chorar dias, agora imagine uma pessoa com Nomofobia se ela ser roubada ou não tem crédito para mexer na internet ela fica com a mesma sensação de tristeza e alguns dependendo, entram em depressão. Logicamente a sociedade tem que entender que ter um contato físico é muito melhor que ficar digitando ( e no final ter tendinite), mas a real é que tudo que facilita vicia. É logico que é ótimo ter um Xperia, Galaxy e blá blá blá, mas é muito melhor ter um abraço, um beijo enfim N coisas. A tecnologia ajuda? sim e muito, mas também atrapalha psicologicamente uma pessoa, eu não consigo ficar 24 h em um PC postando, conversando entre outras coisas, eu gosto de fazer compras, ir em shows, ler livros, assistir filmes com os amigos no cinema, fazer piquenique, dormir.... Não são todos acredite, alguns ainda tem consciência, mas que a humanidade está indo para perdição... ah isso com certeza!

    http://regrasquebradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que existem pessoas assim. Mesmo que eu acho todas as fobias ruins, essas tem como evitar. Mas muitos acabam não evitando. Acho estranho a pessoa preferir falar por WhatSapp quando pode sentir um abraço ou então um aperto de mão.
      Que a tecnologia ajuda, com certeza ajuda. Não posso dizer que não. Até agora eu estava usando esse computador por umas cinco horas, lendo. Outras fazendo pesquisas pra trabalhos ou só para expandir a mente. Só precisa-se saber usar para as coisas certas.

      Excluir
  3. Eu já ouvi falar desse assunto a um tempo atrás. Bom, não há mal algum em você ter redes sociais e usa-las, o problema é, você DEPENDER emocionalmente dela para ter uma vida sociável (?). Vejo pessoas que tem 1.000 amigos do facebook, 500 seguidores no twitter e nenhum amigo de verdade. Do que adianta ter 500 curtidas e não ter um contato físico com que gosta realmente? Tolice e futilidade. A tecnologia é SIM um meio muito ótimo de comunicação à distância, mas o que adianta você usa-la e esquecer das pessoas ao seu redor? Eu não sei onde li, mas somos sim escravos dessas empresas de celulares. É um fato lamentável, mas infelizmente o mundo não é só capitalismo e socialismo, até parece que vivemos em um lugar onde o dinheiro é o único bem importante para nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo tem redes sociais, eu, você, seu amigo, sua amiga, todo mundo. Porém há pessoas que tem quase dez mil amigos, conversa com todos eles e é "famoso" na internet e na vida real é um depressivo que quer amigos. Do que adianta a pessoa clamar por amigos se não desgruda a cara do celular? Se você pode ter amigos e prefere ficar com os amigos virtuais então você é um escravo de empresas. Só está dando dinheiro agora.

      Excluir
  4. É, realmente, belo texto. Demonstra realmente o que se passa hoje em dia. Eles criam celulares já sabendo que, por exemplo, daqui há um ano irão quebrar. Porque isso, como você disse, a obsolência programada - que me soa tão estranho - é para eles sempre estarem lá, vendendo, ganhando, enquanto nós, só gastamos mais e mais dinheiro para dar àqueles que já tem dinheiro até demais. As pessoas não pensam nisso. E é, toda a tecnologia - que mostra que alguns tem realmente uma enorme inteligência - mostra que outros, ao contrário, estão cada vez mais parando de pensar. Será que um dia pararemos de pensar? De usar a inteligência?
    E sabe o culpado de tudo? É, a ganância, o dinheiro. O extinto ganancioso presente nos seres humanos, que só pensam em acumular mais e mais pilhas de dinheiro. É só papel que compra coisas. Coisas de 'papel'? A felicidade nunca veio disso, nunca precisará vir. É a ganância que movimenta o capitalismo, que gera capital sem fim. É a ganância um dos maiores problemas desse mundo.
    Parece até a Margo falando. É uma sociedade de papel, que quer PAPEL (dinheiro), para comprar coisas de 'papel' e alimentar sua felicidadezinha tosca de 'papel'. Ótimo texto. Me fez pensar, realmente. Valeu ^^
    Bye

    palavrasincessantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, se eu falar tudo que falei aqui no texto pra qualquer viciado em celular, não adianta. Pois há um uma geração de idiotas. Adorei seu comentário, foi bem esclarecedor e mostrou exatamente o que a sociedade faz: dar dinheiro a quem tem muito. E fez nos pensarmos que, um dia, pararemos de pensar? Já que temos uma coisinha móvel que pensa por nós? É só nos perguntar alguma coisa, pesquisar lá e a resposta já vem. Será que um dia o ser humano parará de pensar porque há algo que pensa por ele?

      Excluir
  5. Finalmente encontrei alguém que pensa como eu, as pessoas só ficam preocupados com "WhatsApp" e essas coisas... algumas pessoas ainda não fazem parte desse grupo de idiotas, e eu sou uma delas! Acho que no shopping ou qualquer outro lugar eu e minha mãe somos as únicas que não ficam mexendo no celular... adorei seu texto!!
    Acabei de conhecer seu blog e gostei das postagens ^-^ estou seguindo, me retribui? Beijos! http://mundodesonhos10.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite, há muitas pessoas que pensam como você. Ainda há uma pequena porcentagem que pensa no futuro do planeta. Eu, você, os comentários do povo deste post. Não se preocupe com isso.

      Excluir
  6. Como meu professor de sociologia diz: "tenho medo dos próximos anos". E o negócio parece piorar a cada dia. Somos e estamos idiotas e ninguém se importa afinal notificação de rede social parece ser a única coisa relevante do nosso cotidiano... :(
    Sel do Jovens Gordinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu professor de sociologia está totalmente certo. Há cada dia há um alguém que está ficando mais na internet, e vendo notificação de rede social quando na verdade pode ver o sol de pôr ou nascer.

      Excluir
  7. Eu não tenho uma opinião direito formada sobre isso.
    Ok, acho legal querer compartilhar com os outros o que fez, está fazendo ou vai fazer, tendo a certeza que isso tem um limite. Tem gente que falta divulgar até o que está fazendo no banheiro, sério mesmo que precisa disso? suhaush
    Eu mal posto nada nas minhas redes sociais, tirando o twitter que eu posto algumas babaquice.
    Falando de celulares e essas coisas. Acho que todo mundo fica no desespero quando o celular quebra, é perdido ou roubado, principalmente se acabamos de comprar o celular o que é o meu caso. Mas com o tempo, agora que o modelo vai ficar velho e o aparelho já nem está funcionando mais, eu nem ligo. Meu celular tá quase me abandonando, porém não estou nem desesperada para ter outro no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei como é, não é fácil falar debates. Fiquei muito tempo tentado fazer esse post.
      Bom, eu acho bem desnecessário falar tudo que está fazendo mesmo. A tecnologia estava ótima até aí, quando começaram a inventar coisas as quais o ser humano não precisava usar a mente.
      Até eu ficaria, mas sei lá, esse povo que depende do celular me dá raiva. Sabe, um celular que tem uma câmera horrível e nem android tem, mas isso não quer dizer que eu dependa de outro. Enquanto outras pessoas necessitem.

      Excluir
  8. Eu gosto de internet, gosto de me sentir conectada - porque eu detesto me sentir ignorante, e apesar de tudo a internet é cheia de informações úteis - e eu admiro nós sermos capazes de criar tecnologias assim. Até aí tudo bem... Outra história é ficar dependente de tecnologias e tornar-se escravo delas, sem pensar por si mesmo. A internet e os aparelhos são divertidos, claro (e uma vida sem diversão não vale a pena) mas não são a única coisa da vida DX

    Meu pai já comentou comigo sobre essa história da obsolência programada... Honestamente, não tenho uma opinião completamente formada sobre isso. O meu último celular esteve comigo por quase três anos, e já estava muito mais do que o esperado quando eu troquei ele. Eu não faço questão de ter tecnologias cada vez mais recentes, eu só preciso de algo que funcione. Acho que ninguém mais tem um PC de verdade, com CPU e processador, não? Pois eu estou escrevendo de um agora mesmo. Resumindo: se eu consigo me conectar, não estou nem aí para com o que eu me conecto.

    Eu adorei o curta, achei bem divertido e ao mesmo tempo crítico. É bem melhor criticar algo fazendo piada :) Tenho a impressão que já o vi antes... Vou dar uma pesquisada mais tarde. Seu post ficou incrível, muito bem feito e refletivo, parabéns :D Kissu ♥

    Hannah Mila // Meu Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia é super importante, hoje em dia quem não usa não tem uma noção grande do século XXI. Você se sente ignorante quando não tem um grande contato com a tecnologia. Mas quem depende disso na verdade está se mostrando ignorante. Que tipo de pessoa deixa uma coisa pensar por você?
      Também amei esse curta. Foi bem divertido, e ainda assim mostra a realidade.

      Excluir
  9. tecnologia e internet ta trazendo tanta coisa ruim, mas não porque ele é ruim, ele é otima, a questão é as pessoa,s com personalidades que não conseguem controlar o que fazem na internet, é dificil fala desse temaa, adorei o post!

    Passa no meu blog, um beijo ♥ seguindo!
    http://kellencoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia e internet são boas, o ruim é como as pessoas usam ela.

      Excluir
  10. Gosto de usar a internet, o celular... Já até fui viciada, mas agora não sou mais. A tecnologia atual é boa, sim. Mas o ruim é como as pessoas usam ela. Adorei a postagem e esse curta. Resume a tecnologia de hoje em dia. Criam os celulares sabendo que daqui há um ano eles irão quebrar, tudo isso por uma mísera nota de papel considerada a "chave" para o sucesso. Além de dependentes da internet as pessoas também são dependentes do dinheiro.
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já teve tempo que eu ficava quatro horas no computador e sempre tinha algo a fazer, agora eu mexo mesmo pra ler meus .pdfs.
      E o pior de tudo é saber que estamos dentro de um processo que só serve pra dar dinheiro pros outros. E tem gente que se acha muito por ter um celular de "2.000 reais", quando na verdade deu isso tudo pra uma coisa que vai quebrar dali a seis meses.

      Excluir
  11. Muito interessante mesmo seu post!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Belle.
    Gostei muito do tema do post, é uma triste realidade!
    É tão difícil achar produtos que duram hoje em dia, muito chato isso. E é tudo criado por esse mercado que quer usurpar cada centavo nosso!
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho chato, e o pior é que caímos nisso e ainda nos achamos quando compramos algo bonito e caro.

      Excluir
  13. A humanidade nunca se contenda com nada, á não ser dinheiro. Com o passar dos tempos, as pessoas começaram á lançar novos meios de nos explorar e explorar a nossa inocência. O mais triste, é saber que mesmo sabendo disso, essa prática nunca irá parar. É tenso saber que eles nos tem na palma da mão. Ótimo post.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ás vezes a pessoa se contenta com dinheiro e tudo, mas não vê que está dando seu dinheiro a algo que vai quebrar logo. E isso existe com tudo, e cada vez mais o preço das coisas sobem...

      Excluir
    2. Ás vezes a pessoa se contenta com dinheiro e tudo, mas não vê que está dando seu dinheiro a algo que vai quebrar logo. E isso existe com tudo, e cada vez mais o preço das coisas sobem...

      Excluir
  14. Só li verdades.
    A sociedade em que vivemos hoje, prefere ficar mais tempo no celular do que com a sua própria família, o pior de tudo é que tem gente que nem para pra analisar nessas coisas.

    mudei de url (ex blackjack power) me desculpe o transtorno que estou lhe causando, mas como é minha afiliada precisava informá-la.

    nova url: timetoseul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto das pessoas que não conseguem tirar a cara do celular, e metade da sociedade tá desse jeito.

      Excluir
  15. Eu detesto isso! Gente que deixa de viver pra compartilhar mensagens sobre aproveitar a vida no facebook, gente que deixa de estudar pra dizer no twitter que sem estudo você não vai a lugar algum, gente que deixa de conversar pra conversar no whatsapp.... Isso me mata de raiva. Tudo bem que é legal ficar nas redes sociais e no celular, mas tudo tem um limite!

    Adorei o vídeo *-*

    ResponderExcluir