21 agosto 2014

Certo, mas pra quê ser cinéfilo?

Preciso assistir mais filmes. Sendo eles A Onda, Guardiões da Galáxia, Percy Jackson e o Mar de Monstros, X-Men, Malévola, Divergente, Coraline e o Mundo Secreto, O Estranho Mundo de Jack,  entre vários outros que preciso por em dia. Sabem como é, vida de cinéfila é assim.
E por falar nisso, hoje resolvi falar sobre a minha "cinefilidade". Falar sobre ser cinéfila. Eu sei que estou deixando o assunto "cinema" muito para fora, e quero coloca-lo aqui. E para isso vou falar porque sou cinéfila. Porque gosto muito de filmes.
(Peguei emprestado Jogos Vorazes com um menino da escola, e logo vou fazer a resenha aqui).
Podemos observar que praticamente toda uma sociedade gosta de ver um bom filme, seja ele qual for. Os principais assuntos que um pessoa da minha idade fala que gosta são filmes, livros, música. Não todos, claro que não, mas a maior parte. 
O que diferencia os cinéfilos desse grupo de pessoas que gostam de filmes é que, pelo menos eu, não vejo o cinema só como uma diversão. Pelo menos para mim, vejo o cinema como um outro modo de aprender sobre cultura de uma forma diferente, e não abrindo grandes livros escolares e pesquisando na internet.
Claro que os livros também servem para isso. Mas há uma grande diferença entre um livro e um filme, e não é só o fato do livro ser livro e do filme ser filme. Mas sim muitas diferenças e modos bom de aprender cultura e coisas a mais.
Vamos supor que você assista um filme de comédia. Não sei, um filme como Gente Grande ou O Mentiroso (desconsidere o fato de que um é totalmente diferente do outro). Muitas pessoas veem esses filmes e fazem o que se precisa fazer em uma comédia: riem e tudo mais, veem o desenrolar da história e julgam seus pontos de vista. Ah, eu não faço assim. Gosto de ver todas as coisas que estão à vista: o elenco foi bem escolhido? O enredo se desenvolveu bem, a ponto de entendermos facilmente a história? Ficou muito óbvia a ponto de perder a graça? Eles falaram bem do que foi dito?
Gosto de ver a coisa desse jeito. Para uns é fácil fazer uma resenha, e realmente é, mas é bem diferente de falar de um filme.
Eu, como cinéfila, gosto de ver filmes de todos os países. Gosto de apreciar a diferença entre um filme russo e um americano. Gosto de ver como o suspense, o romance, a ficção, a animação é diferente. Se você pega duas animações de lugares diferentes (vamos lá, Detona Ralph dos Estados Unidos e A Viagem de Chihiro da Ásia) você vê que as diferenças são grandes. E não só isso: aprende também a cultura de cada um desses países em relação ao cinema.
Hoje em dia o cinema está um pouco decepcionante mesmo, nisso eu concordo. Os filmes saem superficiais, não nos fazem pensar. Um filme de 1999 comparado a um de 2013 tem uma diferença tão grande de desenrolar de história, personagens realistas, entre outros. Quando você assiste um filme de ficção de antes e de hoje não é só a tecnologia que mudou, e sim até os mínimos detalhes.
É isso que um cinéfilo gosta de fazer. Não sei todos - sou nova disso, apesar de amar o cinema - mas o principal motivo que eu amo cinema é a troca de culturas. É a aprendizagem. É ver histórias realistas, boas, diferentes. Se você não é cinéfilo pegue sua paixão por livros. Entendeu o que quero dizer? São coisas diferentes, mas que gosto pelo mesmo motivo.
Esse é o bom de ser cinéfilo. Esse é o bom do cinema. 
Entendeu?
Até logo.

15 comentários:

  1. Estou a precisar de ver alguns filmes e na lista também estão Divergente e Guardiões da Galáxia
    olha, acho isso de ver filmes para aumentar a cultura muito inteligente. o melhor é quando há um filme sobre uma matéria que estás a dar.
    Para mim os filmes são só diversão. sim, posso aprender algumas coisas, mas para mim é apenas diversão. E não faço parte do grupo de pessoas que gosta loucamente de ver filmes.
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou anotar os filmes que tenho que assistir em uma lista, para me organizar.
      É uma pena, gostaria de conhecer mais pessoas que gostassem de filmes loucamente.

      Excluir
  2. Ah meu Deus. Você vai assistir A Onda? AH. MEU. DEUS. Eu amo esse filme. É o meu filme "alternativo" preferido, ele é simplesmente incrível. Veja logo, ok? ♥ Eu já assisti Guardiões da Galáxia, é muito bom. Os personagens são muito legais e a trilha sonora é maravilhosa :3
    Filmes (livros e música também) são um meio de comunicação, a meu ver. Você pode passar milhões de mensagens num filme, e pode não passar nenhuma também. Acho que é assim: existem filmes de entretenimento, e existem filmes cult mesmo. Por isso me irrito quando falam mal de filmes infantis, por exemplo. A intenção deles é divertir a criança, e não passar uma grande mensagem moral e ética para ela. (Embora seja sempre melhor quando passam uma mensagem moral e ética - discretamente, claro).
    Acho que desviei do assunto do post. Enfim. Não me considero cinéfila, só sei que gosto de ver filmes, e não presto muita atenção nos detalhes deles. Eu adoro filmes asiáticos e franceses. Os alemães também são ótimos, como Adeus, Lenin, que depois de A Onda é meu preferido desse país. Revi A Viagem de Chihiro (de novo e__e) ontem mesmo, e lembrei de algo que minha avó disse: "os filmes japoneses são mais quietinhos. Mais calmos". E é verdade. Eles quase não têm trilha sonora e tem muita comunicação por "olhares". Os coreanos também são muito bons... Um dos meus preferidos, My Sassy Girl, é coreano :3 Quanto aos franceses, Amor ou Consequência é muito bom.
    Ehh, acho que falei mais do que o necessário. Masok... Bye bye~

    Meu Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, minha amiga vai me emprestar. Qualquer informação legal sobre o nazismo é ótima pra mim ^^ Não sei se irei gostar de Guardiões da Galáxia, mas vou tentar dar uma olhada.
      Sim, mas como você disse sobre os filmes, os livros ou as músicas podem passar mil mensagens como também pode não passar nenhuma. Eu amo o K-pop, mas temos que concordar que as músicas não significam algo. O mesmo com alguns livros, que foram simplesmente escritos. Os filmes também, principalmente os de comédia, mas eu como cinéfila gosto de reparar nos mínimos detalhes e ver se há algo que o filme quer passar. Sobre as animações, acho que cada uma é cada uma. Não discuto muito sobre animações já que é difícil eu apreciar de verdade uma. Eu já assisti A Viagem de Chihiro antes, mas como eu era pequena eu fiquei morta de medo (aí os pais dela param em algum lugar lá e começam a comer e virar porcos, isso foi demais pra mim). Hoje quero assistir para entender melhor o filme, mesmo que eu goste muito dele.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que não sou ligado a filmes, apesar de ter iniciado a assistir mais há 2 semanas atrás. Sempre fui apaixonado pela escrita, mas mesmo assim, digo que Coraline e o Mundo Secreto e O Estranho Mundo de Jack valem á pena assistir. Assim também como o livro de Coraline é super indicado para que leia. A escrita de Neil Gaiman é mesmo interessante e por favor, resenhe Jogos Vorazes, irei ler sua resenha com devida atenção.

      Excluir
    2. Já li Coraline, o livro é realmente mágico, a escrita é ótima. Por isso quero assistir o filme, além de ser stop motion (eu adoro stop motion) a história é encantadora. Quero terminar Jogos Vorazes o mais rápido possível ^^

      Excluir
  4. O mais incrível é que a medida que você vai conhecendo o cinema, você começa á estudá-lo e á entrar num mundo onde, putz, não é só um roteiro engraçado, tem que ter um bom elenco (e isso não é necessariamente atores e atrizes famosos, mas atores e atrizes bons), e eu super concordo que, para o cinema atual e todas as suas tecnologias, ele está bem decepcionante, mas não vamos desistir dessa arte.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes, para mim, os filmes só serviam para se divertir ou para fazer chorar. Agora eu me aprofundo mais e vejo que aquele roteiro não foi feito só pra rir, ele tem um significado. Hoje em dia é difícil encontrar um filme com um verdadeiro significado, com uma mensagem, que foi feito por um propósito. Mesmo assim continuo a procurar filmes bons.

      Excluir
  5. Acredito que a gente pode aprender muito sobre cultura em um filme. Gosto muito de filmes francês e ingleses para conhecer mais sobre a cultura deles. Além de gostar de filmes de época para aprender mais sobre história. Realmente os filmes podem ser mais do que apenas para diversão. É uma pena que tenha tantos filmes hoje que não ensinam, nem produzem nada de que se possa aprender ou absolver. É como tu disse um filme de 1999 comparado a um filme 2013 tem um diferença enooorme!
    Meu Blog
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou a muito tempo procurando novos filmes franceses para eu assistir, e eu adoro filmes e série ingleses ou que falam da Inglaterra. Os filmes servem pra diversas coisas, você pode aprender mil coisas assistindo a um filme de uma hora do que podia pesquisar e demorar dias. Mesmo que muitos filmes de hoje em dia não sirvam para nada desse tipo.

      Excluir
  6. Não sei se é o livro ou o filme dos Jogos Vorazes, mas acho que você vai gostar.
    É uma das minhas sagas favoritas.
    Eu gosto muito de ver filmes e observar as coisas que citou. Eu adoro conhecer
    novas culturas e prefiro os filmes que não são de hollywood. Eu não me considero
    cinéfila nem nada, mas acho que poderia ser. Os filmes de hoje estão focados
    em agradar as massas. Tudo se foca em vender. Acho que tem muito medo de arriscar
    com algo muito original. Gosto de originalidade. Gostei muito do seu texto.

    P de Paranoia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti o filme e não gostei, e o livro...
      Eu gosto de ver o que há por trás dos filmes. Pra mim tudo tem o motivo, e quando o filme não tem um motivo é porque ele não deveria existir. Não serve pra nada. Por isso os filmes de hoje estão tão decepcionantes.

      Excluir
  7. Sem querer estragar nada, PJO O Mar de Monstros, comparado ao livro é meio bostchinha. A Onda é muuuuito amor, é inteligente, criativo, atores bacanas já vi umas 10398276 vezes e sempre que dá assisto de novo *u* Espero que você goste dele ô/
    Não chego a ser cinéfila, mas amo filmes. Gostei do post, ficou bacana. Acho que quem vê filmes de certa forma é influenciado, ou pelo menos ganha mais ideias e pontos de vista de diferentes situações. Deu pra entender? enfim alsmknahy
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li o livro de O Mar de Monstros e não gostei muito, vou esperar pra ver o livro. E ainda não vi A Onda, mas quero ver o mais rápido possível ^^ Acho que entendi o que você quis dizer .-.

      Excluir