15 agosto 2014

Sobre essa coisa de "pôr um fim na morte"

Estou cheia de coisas pra fazer. Preciso comprar o ingresso pra Bienal do Livro, preciso fazer lições e ainda tem um maldito teatro de bonecos de sombra que eu preciso fazer. Mas okay. Fora isso, estou ótima.
Faz muito tempo, desde que vi uma novela da Globo, que quero falar sobre este assunto. Vejo em muitos filmes e séries as pessoas falando da grande ideia que é dar um fim definitivo para a morte. Estava tentando organizar as ideias de porquê eu não concordo com isso, e hoje finalmente eu tive vontade de vir aqui fazer a postagem.
Primeiro quero dizer que acho ótima a ideia do ser humano evoluir. Se conseguíssemos fazer uma máquina do tempo eu até mesmo criar uma vida eterna seria uma grande evolução da inteligência humana. Mas existem os poréns, os quais eu gosto de falar.
Já parou pra pensar se você tivesse uma vida eterna? Como seria? O que você faria? Eu já parei para pensar. E não seria bom.
Para mim, os humanos seguem um ciclo que, se quebrado, pode acabar com toda uma história humana. Nascemos, envelhecemos e morremos, e se não existisse morte, esse ciclo seria rompido. Iríamos nascer, envelhecer e...? 
De modo científico (um modo que gosto de falar), sem a morte existiriam mais humanos. Além de todos começarem a viver em um padrão. Primeiramente, como muitos de nós já vimos, o preço para "não morrer" seria quase o preço de sua alma. Mas depois de um tempo ia abaixar, para até uma pessoa de classe média baixa pudesse fazê-lo e nunca mais morrer. Resumindo: seriam muitas pessoas que nunca envelheceriam ou morreriam. Todos iriam viver em um padrão porque já não teriam o que fazer. Séculos e séculos iam passar na frente de nossos olhos, e nunca morreríamos, iríamos fazer muitas coisas porém elas nunca teriam fim. Por isso eu gosto do "The End" no final dos filmes.
Tudo tem um final. Mesmo que ele seja ruim, mesmo que seja bom, tem um final.
Imagine se nós nunca tivéssemos um final?
É a mesma opinião que eu tenho sobre a história de máquina do tempo. Seria ótimo se você pudesse viajar para presente ou passado - imagine saber como estaria a Terra daqui a mais ou menos 500 anos? Ou saber como ela foi no tempo dos dinossauros? Seria ótimo pra história, e para nós também. Mas como para o ser humano um pouco de conhecimento pode ser perigoso, as coisas iriam começar a desandar. Um parente morria. A pessoa tinha a máquina do tempo. Ela poderia voltar no tempo e salvar a pessoa que morreu.
Resumindo tudo que eu quis expressar: pouco conhecimento para os humanos já geram opiniões demais e confusão demais (isso baseado só na Teoria do Big Bang), então imagine muito conhecimento?
Por isso sou contra o fim da morte. Ela precisa vir, pra poder seguirmos e os seres humanos continuarem sendo seres humanos. Sendo eles mesmos. Sem mortes, só vai existir um padrão. Eu quero que os humanos evoluam; o fim da morte como vemos nos filmes nos impediria disso. Ideias de filmes são ótimas, para filmes. Colocar isso na realidade seria romper nossa vida, e não só isso: destruí-la. 
Vou difícil fazer essa postagem. Minhas ideias estão desajustadas, mas eu quero usar as palavras de alguma forma. Se você leu tudo, obrigada.
Até a próxima.

18 comentários:

  1. Eu acho que ninguém seria feliz se não morresse. Acho que mesmo que talvez fosse bom não morrer e não perder nossos entes queridos,tudo tem que ter um fim. Dizem que em bilhões de anos,o universo vai acabar também. E acho que é o que deve acontecer,porque tudo tem fim.
    A gente não deve imaginar a vida eterna como algo maravilhoso,porque no fundo,uma vida eterna trará sofrimentos.
    Enfim,concordo com você Belle.
    ~Beijos
    cafe-vs-cha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pessoa seria feliz no começo, mas depois ia enjoar. É algo dos humanos gostar dos padrões no começo, mas no fim acaba enjoando. Nunca morrer acabaria assim. Máquinas do tempo acabariam assim.

      Excluir
  2. Eu não gostaria de ser eterna, sério. Viver até uns 90 pra mim já está ótimo. Eu ficaria muito atordoada se não morresse nunca...
    Sempre adorei a idéia de máquina do tempo, mas, sinceramente, nunca pensei nisso de voltar pra salvar alguém. Se existisse a tal da máquina, eu usaria pra tudo, menos isso... Por mais que a morte cause dor, é algo necessário, como tu disse. Tuas idéias são ótimas, garota. Concordo com tudo que cê disse.

    Beijos
    {wakin-g.blogspot.com}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem milhões de motivos que também deixariam a sonhada máquina do tempo um pesadelo. A primeira é, imagine saber como a Terra surgiu? Exatamente como surgiu? Seria ótimo para a história e para os estudos, mas seria informação demais. Muita informação sempre acaba com os humanos. Por isso algumas coisas precisam estar encobertas, e a máquina do tempo iria descobri-las.

      Excluir
  3. Se a vida tem um padrão para todos (Nascer, crescer, envelhecer, morrer) ele tem que ser seguido, afinal não é a toa que ele existe. A regra da morte no fim do caminho é universal. Eu concordo com você.
    Porque ter vida eterna? Isso é horrível! Além de quebrar o equilíbrio, os humanos seriam basicamente um protótipo de um robô. Várias pessoas vivas em um local só; isso sim seria uma verdadeira superpopulação!
    Um filme que te faz realmente parar e entender os males da vida eterna é Wolverine Imortal, já assistiu?

    Abraços, l0nely-star.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não morrer nunca seria atordoante. Nunca envelhecer, nunca mudar. Seríamos robôs, sem mais. E também pelo lado da ciência o mundo explodiria com milhões de pessoas que nunca iriam morrer.
      Quero assistir Wolverine Imortal. qualquer dia eu assisto ^^

      Excluir
  4. Eu tenho medo de morrer, admito - porque eu não sei o que vem depois, a morte me aterroriza muito. Mas sei que ela vai acontecer e não há nada que eu possa fazer... Uma coisa que li uma vez foi: "A vida só é preciosa porque termina". Acho que isso me faz pensar bem da morte, de certa forma, mas continuo com um terror enorme do fim.
    Lembrei agora de uma distopia que eu comecei a escrever na qual os humanos haviam encontrado uma maneira de driblar a morte (não me lembro como), mas todos eram "castrados" para a Terra não explodir de gente mais do que já está 8D Foi uma ideia doida que logo excluí. Mas enfim.
    Quanto à máquina do tempo, eu acho que se ela existisse, haveriam uma série de leis para o seu uso. Doctor Who, por exemplo - os time lords são limitados por várias leis (se bem que o Doctor quebrou várias e___e). Além disso, existem teorias sobre a viagem no tempo, e a que eu acho mais plausível diz que não interessa o que fizermos para mudar o passado, não mudará nada. Por exemplo, se eu voltasse para o passado e matasse Hitler quando bebê, a mãe dele apenas teria outro filho e este se tornaria Hitler. Pontos fixos na história, blá blá blá.
    Enfim, acho que viajei muito mais dos que devia :P Como sempre, texto incrível, ideias bem expressadas :)
    Até mais~ Meu Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho tanto medo da morte, tenho mais receio. O que acontecerá? O que vem depois? A Bíblia diz vida eterna, mas ninguém nunca vai saber até chegar lá. Não tenho tanto medo. Morremos quando é hora, e se a hora é agora, então lá vamos nós.
      Sim, para usar máquinas do tempo com certeza existiriam leis. E se você as violasse, imagine o que poderia fazer? Mudar uma coisa na história pequena e mudar todo o presente? Com esse exemplo que você deu, de matar Hitler, acabaria com toda a história do nazismo. A Segunda Guerra Mundial seria totalmente diferente.

      Excluir
  5. Eu concordo com o que você disse. Quer dizer, eu sou cristã e acredito na vida eterna, mas não que ela vá acontecer aqui. Eu já imaginei sobre isso, mas primeiramente não sobre todos viverem pra sempre. Digamos apenas que eu vivesse: todos com quem me importam morreriam. Arranjaria mais gente pra me importar. Morreriam, morreriam, morreriam. Ver todas as pessoas com que se importa irem deve ser horrível.
    E se todos vivessem pra sempre? O que se pode fazer eternamente na Terra? A vida não vai fazer mais sentido em certo ponto, porque você vai viver simplesmente por existir ali e ponto final. A vida tem que ter um sentido, senão é melhor que não se viva. Deve ser medonho a ideia de todos viverem para sempre aqui na Terra.
    E por último, se todos vivessem para sempre, e mais pessoas imortais continuassem a nascer... Os recursos naturais que precisamos iriam acabar! Por isso a ideia é completamente doida. O ser humano é muito inteligente, mas duvido que consiga mudar alguns fatores básicos, como que precisamos de oxigênio e água para permanecer vivos.
    E sobre voltar no tempo... Seria interessante sim. Mas as pessoas iriam mudar coisas. E isso poderia desencadear um efeito dominó. Tudo o que acontece tem que acontecer para as coisas terem ordem. Pode ser incompreendido para alguns, mas tem propósitos os acontecimentos na nossa vida.
    Acho que as pessoas não tem limites e isso poderia fazer com que um mundo se tornasse um caos. A ganância do conhecimento, a ganância de saber mais que todos e tudo. Eu penso que a ganância é uma das coisas que mais prejudica o mundo. E penso que se coisas como essa fossem possíveis, o mundo seria um caos.
    Bye

    palavrasincessantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acredito na vida eterna, afinal vivo vendo isso na igreja. Mas aqui, na Terra? Eu gosto de pensar que se existisse o fim da morte seriam para pessoas poderosas, como presidentes ou donos de emissoras de TV. Mesmo assim seria algo ruim. Ver pessoas ao seu lado nascerem, envelhecerem e morrerem seria algo terrivelmente perturbador. A vida tem um sentido. Por isso você está vivo. Quando você morre significa que o sentido terminou. Você já fez o que era necessário. Mas quando nunca morre, nunca saberá sua função no mundo. Eu penso assim. Os recursos naturais seriam outro problema, mas como o ser humano gosta de tirar proveito de sua inteligência eles com certeza fariam algo para a vida seguir. Filmes como Wall-E devem ser citados em momentos assim. Eu adorei seu ponto de vista, Bia ♥

      Excluir
  6. Eu não gosto da ideia de construir e conquistar tantas coisas na vida, para em um segundo, da forma que seja eu e tudo que fiz sumirem. Ao contrário de você talvez, eu adore a ideia de viver para sempre. mas, claro, concordando com você, seria no mínimo péssimo a eternidade. Será que grandes nomes como Newton e William Shakespeare seriam tão respeitados como são se não tivessem morrido? Se ainda estivessem por aí, criando, inventando, descobrindo... como seriam conhecidos?

    Resumindo: gosto da ideia de viver eternamente e temo um dia que se torne possível. Como uma criança que adora andar de bicicleta mas tem medo de largar as rodinhas ;)

    (dossie-literario.blogspot.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para pessoas que tem medo da morte essa é a idia dos deuses, mas como sou uma pessoa que não teme tanto a morte acho que, sem ela, a sociedade não iria para frente. Principalmente para o reconhecimento das coisas. A morte até ajuda. Quando a pessoa é muito famosa e morre ela se torna um clássico, mas se ela ainda está viva... É mais uma entre milhões.

      Excluir
  7. Realmente, seria horrível se os seres humanos tivessem uma vida eterna. Se nós já podemos ser tão ruins (matando, roubando e afins) imagina se nós não morrêssemos! Sem falar dos problemas que aconteceriam naturalmente; superpopulação, falta de recursos, o aumento da pobreza. Isso certamente só aumentaria os problemas da nossa sociedade.
    Adorei o seu blog! Parabéns, você escreve super bem :)
    Kisses,

    lulutecontatudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, a violência seria maior e pior. E os problemas da sociedade ficariam piores mesmo, não importa o jeito que isso fosse controlado. Toda ideia nova sempre enfrentará problemas, especialmente essa.

      Excluir
  8. Eu concordo com tudo o que você disse aqui. Essa coisa de viver eternamente iria acabar com o ciclo natural das coisas. Sei lá, viver para sempre até poderia ser legal, já que teríamos tempo de realizar todos os nossos sonhos... Mas, e quando não houver mais nada para realizar?
    Acredito que uma das principais motivações da nossa vida, do jeito que ela é, com a morte sendo o ponto final, é justamente essa coisa de estarmos correndo contra o tempo. Tique taque, tique taque. Anda logo! Vai viver a vida, vai realizar seus sonhos, vai fazer alguma coisa! O tempo é curto. Viver eternamente nos deixaria eternamente presos no comodismo.
    Eu gostaria que fossemos capazes de voltar no tempo apenas para reviver momentos, mas sem alterá-los. Tipo, poderíamos mudar nossas atitudes e tals no momento, mas, ao voltarmos ao presente, seria como se nada tivesse acontecido. Seria apenas um replay, sacas?
    Adorei essa postagem, Belle.
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que deixa a vida interessante é que você só pode realizar seus sonhos e fazer o que tiver que fazer no tempo em que está vivo. Se ninguém vivesse ninguém ia ter esse ânimo de viver.
      Sua ideia não é ruim, Taís. Mas acho que as pessoas logo se exaltariam, logo o mundo estaria perdido. Os humanos às vezes tem ideias ótimas (como a sua) mas todos a sua volta a compreendem errado e acabam com suas próprias vidas.

      Excluir
  9. Para mim todos tem que morrer, e ninguém tem que temer a morte. Nascemos e aproveitamos, e depois morreremos. É chato ser eterno, ver as coisas evoluírem para sempre. Seria entendiante... não, temos que morrer, a morte é um alívio, penso eu. Não tenho medo dela, se for como Gandalf disse. Na verdade, não tenho medo de morrer, e acho que quem tem é um, bom, não babaca, mas é covarde. A morte é algo mais comum do que a vida.

    Afinal, Valar Morghulis.

    The Lord of Thrones

    PS.: Se não entendeu o que significa "Valar Morghulis", pesquise no google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temo a morte, e sim, como muitos, tenho receio. Do que vai acontecer, para onde iremos, o que faremos. Seremos almas penadas? Iremos para onde, o céu? Viraremos anjos? Então tenho certo receio. Ainda assim a morte é o ponto final da nossa vida como o ponto final de um livro, que decide tudo. Não devemos temer a morte e sim deixa-la vir.

      Excluir