25 setembro 2014

Resenha: Em Chamas

Imagem pra combinar com o meu humor, já que estar gripada me deixa mal.
Eu estou há dias tentando fazer esta resenha, mas o tempo está curto. São muitas coisas para administrar, provas para se estudar, entre outras coisas. Mas vou dizer a maior verdade: outra coisa é a preguiça de vir aqui e digitar algo bom. 
Esqueci boa parte das coisas que acontecem nesse livro, mas tenho uma boa opinião sobre ele. 
E outra coisa: sábado passado eu fui ao Salão do Livro aqui em Guarulhos, o que resultou na compra de quatro livros: O Clã dos Dragões, A Ilha dos Dissidentes, As Aventuras de Sherlock Holmes e A Escolha. Logo, logo terá as resenhas, mas talvez demore, já que fora esse estou lendo mil livros de uma vez. 
Em Chamas é a sequência da série Jogos Vorazes. Para poupar vocês de spoilers, não vou falar a sinopse.
O enredo do livro anterior, Jogos Vorazes, foi arrastado demais. E o começo desse livro também foi assim. Eu estava quase desistindo da leitura, já que nada acontecia. Foi quase pior que o primeiro livro nesse assunto. Mas quando cheguei perto do meio a história mudou de rumo, ficou melhor. O enredo saiu mais bem pensado. Acho que dos três, esse livro é o melhor, porque ele realmente te prende. Dá vontade mesmo de continuar lendo, em algumas partes. Existem capítulos que chegam a dar vontade de dormir, e em outros você precisa saber o que vai acontecer. É interessante de verdade em algumas cenas. Este enredo está de parabéns.
Só tenho uma coisa a reclamar do enredo: o final ficou mal-explicado. Entendemos as coisas melhor no livro A Esperança, mas este final ficou mal explicado. Poderia ter sido melhor.
Eu tenho uma coisa que não consigo gostar da maior parte das protagonistas. Jean Grey, de X-Men. Clary Fray, de Os Instrumentos Mortais. Nora, de Sussurro. É difícil eu amar uma protagonista como em A Pirâmide Vermelha, com a Sadie Kane. Mas, como as outras protagonistas, não gosto de Katniss Everdeen. O problema dela no livro anterior foi não pensar claramente de uma forma certa, e demorar demais para entender coisas que nós já entendemos havia muito tempo. Neste livro o problema foi quase o mesmo. Às vezes eu sinto que a Katniss entrou numa depressão bem má, porque os pensamentos dela são muito... Inexplicáveis. Ela só é mais uma personagem. E o pior é que, para mim, ela é artificial demais. Não é muito realista. Não conseguimos entendê-la, os pensamentos dela não são muito claros. 
Os outros personagens tem o mesmo problema que a Katniss. A artificialidade. Mas eu até gostei dos novos tributos. Neste livro acontece o Massacre Quaternário, o qual Katniss e Peeta participam. E os outros tributos também, naturalmente. Eu gostei de muitos, e acho que foi só isso que fez eu gostar mesmo do livro. Dois personagens que eu achei super originais foram a Johanna e o Finnick, que eu simplesmente gostei muito dos dois. Eles realmente são originais, marcam os acontecimentos. Se existissem mais personagens assim tenho certeza que a história de Panem seria muito melhor.
Estou perto da metade de A Esperança, mas está difícil continuar o livro. 
Então, concluindo: para mim Em Chamas é um dos melhores livros, mesmo que em algumas coisas eu tivesse esperado mais. A resenha ficou pequena, mas não tenho mais nada a falar.
Espero que tenham gostado. E só mais uma coisa: o botão de Follow está atrás das postagens, é aquela coisa cinzenta lá em cima. O layout ficou meio desfocado.
Até a próxima.

6 comentários:

  1. Para mim um dos melhores livros da trilogia, Esperança tem suas partes boas, mas eu o achei um pouco tedioso comparado aos outros, gosto de livros que nos prende e nos faz sentir o que a personagem sente, e Em Chamas é esse livro, um excelente livro na minha humilde opinião.

    http://regrasquebradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, A Esperança tem página demais e história de menos. Nunca consegui sentir o que a Katniss sente nos livros e tudo mais, ma sesse foi o que expressou melhor o que ela sentia.

      Excluir
  2. Nunca li a trilogia e, na verdade nem tenho vontade, por dois motivos: não faz meu tipo e as pessoas soltam muitos spoilers.

    Achei sua resenha muito sincera, Belle!
    (dossie-literario)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os spoilers são um problema, eu já sabia até a ordem que os acontecimentos iriam acontecer antes mesmo de ler os livros!
      Obrigada ♥

      Excluir
  3. Eu já li toda a trilogia acho que na categoria de distopia ela poderia ser considerada a melhor, toda a política da história foi bem planejada.
    Mas tenho que concordar com você, algumas coisas realmente não ficaram tão boas. 1) A Katniss é um pouco artificial sim, cheguei até a achar ela um pouco robótica devido a isso. 2) O começo do livro foi um pouco cansativo e realmente só teve a ação quando começou o Massacre. 3) O final ficou meio "assim mesmo", também acho que a parte da explicação que foi dada a Katniss sobre o que aconteceu apenas no outro livro poderia ter seito feita (nem que fosse pela metade) ainda em Em Chamas. Sei que teria de ter uma coisa para prender as pessoas ao próximo livro, mas ela poderia deixar algumas coisas claramente pendentes para isso.
    Eu sou fã da trilogia, e mesmo com todos esses problemas consegui ler os três livros - cada um - em menos de uma semana. Outra coisa, mesmo a Katniss sendo superficial, pessimista e tal. Ela não foi uma personagem fácil de ser compreendida, e pra mim essa foi a parte boa porque algumas coisas que ela fez me colocaram para pensar. Meio que uma filosofia, pra buscar entender e ver uma possível resposta.
    Gostei da sua resenha, super sincera. Parabéns ficou ótima!
    Um Abraço, l0nely-star.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, essa foi a distopia mais bem colocada que eu já vi, era como se eu estivesse lendo um livro de história sobre a futura civilização.
      Até acho interessante o jeito como usaram as coisas para o final nos atrair para o terceiro livro, mas mesmo assim... Achei a coisa meio "coisada".
      Eu até gosto da trilogia, há momentos que eu gosto mesmo das cenas. Mesmo assim... Não gosto muito tanto da trilogia devido à protagonista mesmo. Mas alguns personagens fazem eu repensar isso... Tipo o Finnick e a Johanna ^^

      Excluir