05 setembro 2014

Resenha: Jogos Vorazes

Faz muitos dias que eu estou tentando fazer essa postagem. Mas tenho muitas coisas pra fazer: estudos para administrar, cursos para fazer, livros para ler e séries para colocar em dia. E não só isso, também tem o desânimo que subitamente meu cérebro teve para escrita. Poemas, textos e até mesmo meu livro está difícil para escrever. Isto é ruim.
Terminei Jogos Vorazes a um tempinho. Mas não tive vontade suficiente de sentar na cadeira e começar a digitar uma resenha, só agora tive vontade o suficiente. Espero que as palavras venham. Já comecei a ler Em Chamas e vou postar a resenha aqui (se eu não comprar O lado mais sombrio antes).
Mesmo que todos ou a maioria das pessoas saibam a sinopse do livro, vou fala-la do mesmo jeito.
Jogos Vorazes conta a história de Panem, antiga America do Norte. Panem é um país composto por doze distritos e uma Capital, esta última dirige todos os outros distritos. Para manter o país dentro das cordas e mostrar que a Capital sempre tomará conta de tudo, existem os Jogos Vorazes. As regras são simples: cada distrito deve oferecer duas pessoas (um homem e uma mulher) para serem jogados em uma arena e simplesmente se matarem. Ou você mata ou você morre.
Oh, as distopias. Eu gosto muito delas (mesmo que a ideia que a America do Norte sempre entrará em guerra e um país vai sair de seus destroços seja muito clichê). Ms o que acontece neste livro meio que não me conquistou.
A ideia de Panem é simplesmente perfeita. A história é muito bem criada, cada detalhe é perfeito. Foi uma grande distopia, o que não se explica muito bem foi como a America do Norte sumiu e como Panem surgiu (ou então eu não entendi). Mesmo assim a ideia da Suzanne é ótima, principalmente a ideia dos Jogos.
O que fez eu não gostar tanto do livro foram dois motivos: o primeiro foi o enredo. Ele foi muito arrastado. O livro tinha umas trezentas e cinquenta e poucas páginas. Podia ter sido a metade, sem problemas. A leitura era tão arrastada que não dava vontade de continuar lendo, você não tinha aquela vontade de saber o que aconteceria depois. Mesmo sendo os Jogos Vorazes as coisas ainda estavam paradas demais.
A segunda coisa foi a decepção que tive com esse livro. Todos sempre falam que esse livro é muito bom e tudo mais, eu esperei muito. Mas cheguei a conclusão que este é mais um livro bom, não o melhor dos melhores como muitos diziam. Não merece a fama que tem; é um livro ótimo, mas não essa coisa perfeita que ouvi os outros dizendo. Eu já tinha assistido ao filme e não gostei só o que me chamou atenção mesmo foi a atuação da Jennifer Lawrence mas acabei descobrindo que o filme é igual ao livro. Foi uma grande adaptação literária.
Vamos falar da protagonista, Katniss Everdeen. Katniss é uma garota de 16 anos do pobre Distrito 12. Ela caça para sustentar a família em uma floresta proibida, junto com seu amigo Gale. Katniss se oferece como tributo (as pessoas que vão para os Jogos) no lugar de sua irmã.
Certo. Era pra ser uma grande protagonista, já que ela caça em florestas proibidas e tudo mais, mas Katniss não me conquistou. De jeito nenhum. Ela era uma personagem qualquer, que era corajosa mas um tanto comum. Uma personagem comum. Posso até dizer sem medo que a Jennifer transformou Katniss em uma personagem diferente no livro, em uma pessoa mais confiante.
Os personagens secundários são um tanto interessantes. Vou falar de alguns deles. Peeta é o outro tributo que vai para os Jogos com a Katniss, e um personagem imprevisível. Mesmo que as coisas que ele está pensando sejam claras, menos para Katniss (entendeu porque eu disse que ela era comum?). Haymitch é o mentor deles e um dos poucos vencedores dos Jogos do Distrito 12. Ele é simples também. Esse é o problema: todos os personagens são comuns. O livro é comum. Não tem um personagem que chame atenção e conquiste ou faça a gente odiar. Para mim todos os personagens são "okay".
Concluindo: é um livro bom, mas só. Não me chamou tana atenção. Elogiarei sempre a ideia, mas o jeito como ela foi usada acabou me decepcionando. Eu espero que os próximos livros arrumem esses pontos mal-feitos.
Espero que tenham gostado. Digam sua opinião.
Até.

4 comentários:

  1. Estou empacada no capítulo cinco da minha história há quase seis meses agora, acredite, eu te entendo. Toda vez que paro para escrever, me distraio e acabo não fazendo nada. Não vem inspiração, não vem ânimo, não vem segurança para escrever. Isso é muito ruim.

    Eu lembro que quando eu li Jogos Vorazes, achei a coisa mais incrível do mundo. Mas isso foi há muito tempo (-q um ano e meio) e eu acho que naquela época eu ia na moda de falar que um livro era perfeito e tals. Não sou mais assim, graças a deus. Enfim, quando eu achava Jogos Vorazes o livro mais perfeito, eu descobri a primeira série da Suzanne Collins, As Crônicas do Subterrâneo. Eu apaixonei tanto por ela que Jogos Vorazes saiu do meu top de livros preferidos para nunca mais voltar.

    Eu concordo que a narrativa é arrastada e a construção do enredo é mal feita. Acho isso curioso, já que em As Crônicas do Subterrâneo não é assim, e é de esperar que com tempo e experiência esse tipo de coisa progressa na escrita de alguém, e não regressa.

    Os personagens de Jogos Vorazes poderiam ser cativantes, mas não são. Ouso dizer até que eles são superficiais. Acho que no terceiro livro o que eles passam e as emoções e o estado psicológico da Katniss chegaram a me comover, mas isso devia ter acontecido desde o primeiro livro, non?

    Eu gosto de Jogos Vorazes. É uma ideia interessante, uma história inteligente e críticas à sociedade bem abordadas. Mas é do "há melhores". Não entra no top 20 de livros preferidos. Se calhar, não entra nem no top 50. Acho que já te recomendei As Crônicas do Subterrâneo, mas vou recomendar de novo: eu super adoro esse livro, acho ele brilhante, mesmo sendo um livro infantil.

    Ótima resenha, como sempre, Belle :D Meu preferido da trilogia é Em Chamas, estou curiosa para ver sua opinião sobre ele.

    Meu Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só não fico muito empacada porque escrevo vários livros e contos de uma só vez, então o bloqueio não toma conta de minha mente. Mas que está ruim, está.
      O enredo ficou natural e tal, mas muito mal construído. E a história muito arrastada não dá vontade de prosseguir com a leitura. Acho isso estranho com a Suzanne, já que ela tem potencial e não o usou.
      Os personagens tinham tudo pra ser cativantes. Mas a construção ruim deles, a construção artificial, fez com que eles ficassem sem graça, sem sal. Sinto que o Peeta deveria ser um grande personagem, mas nem isso. Por isso digo que a Jenn salvou a personagem, Katniss.

      Excluir
  2. Otima resenha.
    Tenho vontade de ler, mas não ando comprando muitos livros.
    Agora que pedi livros para o colégio e a saga chegou eu iria pegar, mas três amigos meus já estou na fila para pegar UHEUHEU, mas com certeza, quando eu tiver a oportunidade, irei ler.
    Beijos ♥
    eieusouamah.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha escola nunca chegou livros assim, e se chegasse com certeza sumiriam no primeiro dia de vinda ><

      Excluir