13 outubro 2014

A Teoria Pixar - Que raios vem a ser isso?

Faz bastante tempo que estou querendo falar da Teoria Pixar. Ela já é bem conhecidinha, muitos tá a conhecem ou pelo menos ouviram falar. No tempo em que tava todo mundo falando eu resolvi ficar quieta e observar, e hoje resolvi postar sobre ela - mostrando minhas conclusões com isso.
Pra quem não sabe a Teoria Pixar foi criada pelo jornalista Jon Negroni, e na cabeça dele era assim: aqueles easter eggs que a Pixar produzia talvez não fossem tão aleatórios assim. Pra ele tudo poderia estar conectado, mostrando um novo e diferente "universo" dentro de alguns filmes na Disney. Era algo como "todos os filmes em um só". 
Estou tirando essa tradução do site Esquema, e você pode ver a versão saída direta dos dedos de Jon clicando aqui. Bom, vamos lá.
A Teoria Pixar
"Todos os filmes da Pixar estão conectados. Vou explicar os motivos. 
Há alguns meses assisti um vídeo divertido no Craked apresentando (pelo menos para mim) a ideia de que todos os filmes da Pixar existem dentro do mesmo universo. 
Desde então estou obcecado com esse conceito, trabalhando no que chamo de 'Teoria Pixar', um trabalho narrativo que conecta todos os filmes do estúdio em uma mesma timeline com um tema predominante. 
Essa teoria cobre todos os filmes da Pixar desde Toy Story, incluindo: Vida de Inseto, Toy Story 2, Monstros S.A., Procurando Nemo, Os Incríveis, Carros, Ratatouille, Wall-E, Up, Toy Story 3, Carros 2, Valente e Universidade Monstros.
Cada filmes está conectado aos demais e seu desenrolar influência todos os outros. Aqui vamos nós.
[Os textos em azul indicam atualizações na versão original].

Valente é o primeiro e último filme da timeline. Obviamente, esse filme sobre um reino escocês da Idade Média apresenta o cenário mais antigo apresentado em produções da Pixar, mas é o único que explica o porquê de animais se comportarem como humanos de vez em quando nas produções da Pixar.
Em Valente, a Merida descobre que existe uma "mágica" que pode solucionar seus problemas, mas, sem querer, tornam sua mãe um urso. Descobrimos que essa mágica vem de uma estranha bruxa aparentemente ligada às misteriosas chamas de fogo-fátuo presentes na produção. Nós não só vemos animais se comportando como humanos, mas também vemos vassouras (objetos inanimados) agindo como pessoas na casa da bruxa.
Também descobrimos que essa bruxa inexplicavelmente desaparece toda vez que atravessa as portas,  nos fazendo acreditar que ela talvez nem exista. Vamos com calma, já volto a Valente. Por enquanto, vamos deixar registrado que a bruxa é alguém que conhecemos de um outro filme dessa timeline.
[Algumas pessoas me lembraram que os animais em Valente gradualmente param de agir como humanos, botando em xeque essa ideia que essa é a origem desse comportamento. Minha resposta é simples. Eles regridem pois a mágica perde o efeito. Com o passar do tempo, a inteligência evolui naturalmente.]
Após séculos, os animais de Valente que passaram por experiências da bruxa se reproduziram, criando uma grande população de animais de personalidade e inteligência própria. 
Há duas linhas de evolução: uma de animais e outra de inteligências artificiais. Os eventos dos filmes seguintes representam uma luta de forças entre humanos, animais e máquinas. No que diz respeito à animais, o desenrolar desse conflito é representado cronologicamente em Ratatouille, Procurando Nemo e Up. Perceba que não menciono Vida de Inseto, mas depois explico o motivo.
Em Ratatouille, vemos animais experimentando essa humanização em condições menores e controladas. Remy quer cozinhar, algo que apenas humanos fazem. Ele cria uma relação com um pequeno grupo de humanos e se dá bem. Enquanto isso, o vilão do filme, Chef Skinner, desaparece. O que aconteceu com ele? O que ele fez com sua descoberta que animais são capazes de transcender seus instintos e realizar tarefas de forma melhor que humanos?
É possível que Charles Muntz, o antagonista de Up, tenha ficado sabendo desse rumor e tido a ideia para suas intenções que expusessem os pensamentos dos animais, como seus cães, pelos seus colares de tradução. Esses colares mostram para Muntz que animais são mais espertos e até parecidos com humanos do que pensávamos. Ele precisava dessa tecnologia para achar a ave exótica pela qual ele era obcecado, ele até chega a mencionar os vários cachorros que perdeu desde sua chegada à América do Sul.
Porém, após a morte de Muntz, Doug e os outros experimentos dele ficam livres e não sabemos as implicâncias disso, mas sabemos que é crescente a animosidade entre animais e humanos. Agora que os humanos descobriram o potencial dos animais, eles começam a ousar. Para desenvolver novas tecnologias, os humanos começam a revolução industrial mencionada em Up.
[Algumas pessoas me lembraram que Muntz estava trabalhando na América do Sul antes dos eventos de Ratatouille. É verdade, mas não é dito explicitamente quando e como ele começou a desenvolver os colares. Outra coisa: sabemos que Ratatouille está ambientado antes de Up por vários motivos. Em Toy Story 3, um cartão postal na parede de Andy tem o nome e o endereço de Carl e Ellie (incluindo seus sobrenomes). Isso confirma que em 2010, o ano no qual Toy Story 3 é ambientado, a Ellie ainda está viva ou pelo menos não está morta a muito tempo. Isso reforça a ideia de que Up é ambientado anos depois.]
No começo de Up, o Carl é forçado a abandonar sua casa para uma empresa foi a cidade está sendo expandida. Pense nisso. Qual corporação é culpada por poluir a Terra e terminar com a vida local em um futuro distante por excessos tecnológicos?
Byu-n-Larg (BNL), uma corporação que controla aparentemente tudo quando chegamos a Wall-E. No comercial feito para o filme, 'A História da BNL', é dito que empresa chegou a controlar até os governos. Já deu pra entender que essa empresa alcançou domínio global? 
O interessante é que essa mesma organização dá as caras em Toy Story 3:
Em Procurando Nemo temos uma população inteira de animais marítimos agindo em conjunto para salvar um peixe capturado por humanos. A BNL volta a aparecer nesse universo em uma matéria sobre um belo mundo aquático. Os mundos estão colidindo em Procurando Nemo. Os homens estão se armando contra os animais inteligentes.
Pense em Dory por um instante. Ela é diferente da maioria dos peixes, Por quê? Ela não é tão inteligente. O problema de memória é consequência dela não ser tão avançada quanto às outras criaturas marinhas, o que também é uma explicação razoável para a velocidade de evolução desses seres.
A continuação de Procurando Nemo, focada na Dory, deve provavelmente tratar desse tema e explicar mais. Também devemos ter mais evidências do clima hostil entre humanos e animais. 
E esse é o filme mais distante do ponto de vista dos animais. Já sobre inteligência artificial, começamos com Os Incríveis. Quem é o principal vilão do filme? Você provavelmente pensou em Buddy, o Síndrome, que é quem basicamente comete o genocídio dos humanos com super-poderes. 
Tem certeza que foi ele?
O Buddy não tinha poderes. Ele usava tecnologia para se vingar da descrença do Sr. Incrível. Soa um pouco estranho que aquele homem tenha chegado ao ponto de cometer genocídio. 
E como ele mata todos os heróis? Ele cria um robô assassino que registra os movimentos de todos os super-humanos e se adapta. Um hora essa inteligência artificial se rebela do Síndrome, o que nos leva a acreditar que ele estivesse sendo manipulado pelas máquinas o tempo todo para que elas se livrassem das maiores ameaças da dominação robótica, os humanos super-poderosos. O filme até apresenta clipes de heróis com capas sendo mortos por objetos inanimados, como turbinas de avião... Acidentalmente. 
[Alguns adendos interessantes: alguém sugeriu que o Randall voltando no tempo teria inspirado a Edna a criar o uniforme de invisibilidade da Violet. Outra coisa, alguns questionaram se o Síndrome estava ou não sendo manipulado pela sua tecnologia. Lembre-se que o filme sugere estar ambientado no passado. O começo parece ser no final dos anos 60 ou começo dos 70, o que significa que os eventos principais devem acontecer no final dos anos 80 ou começo dos 90. Isso é introdução coerente em Toy Story, quando vemos máquinas questionaram os sentidos de suas vidas. É possível que o Síndrome criou essa tecnologia para ser melhor que o seu ídolo. Isso não explica sua sede de vingança. Ele parece ter sido consumido por ódio, e isso me leva a sugerir que as máquinas quisessem ser utilizadas em função do objetivo do vilão. É isso ou as máquinas sabiam que matar os supers era a melhor forma de alcançar o domínio global pela BNL. ]
Mas por que as máquinas querem se livrar dos humanos? Sabemos que animais não gostam de humanos porque eles estão poluindo a Terra e fazendo experiências com eles, mas qual o problema das máquinas?
Aí entra Toy Story. Vemos humanos usando e descartando 'objetos' conscientes. Sim, os brinquedos amam seus donos, mas nas sequências de Toy Story vemos os brinquedos perderem a paciência. 
Mas como assim? Brinquedos não são necessariamente máquinas, são objetos inanimados. Mas então como eles são inteligentes? O Síndrome dá a resposta. Ele diz que o combustível de seus lasers vem da Energia de Ponto Zero. A energia eletromagnética existente no vácuo. É a energia invisível presente em comprimentos de onda e uma explicação razoável para como brinquedos e outros objetos ganham vida no mundo da Pixar.
Os brinquedos se rebelam contra Sid no primeiro filme. A Jesse é ressentida com sua dona, Emily, por ter sido abandonada. O urso Lotso odeia humanos no terceira filme. Os brinquedos não estão satisfeitos com o status quo, dando um motivo para as máquinas eventualmente não demorarem para ficar livres dos humanos mais poderosos.
Com os super instintos, a humanidade está vulnerável. Os animais tem habilidade para tomar controle no mundo, no estilo de Planeta dos Macacos, mas não vemos acontecer.
Da mesma forma, não vemos as máquinas tomarem controle. Por quê? Dá pra presumir que elas tomaram controle, mas não como esperávamos. Elas usaram a BNL, uma corporação, para dominar o mundo. 
Em cada um dos Toy Story é explicito que os objetos com consciência confiam nos humanos para tudo. Para suas satisfações e até como fonte de energia. É mostrado que os brinquedos perdem a vida quando guardamos, a não ser que estejam em um museu e sejam vistos por humanos.
Então as máquinas decidem controlar humanos usando uma corporação que supre todos os seus interesses, levando uma revolução industrial que resulta em... poluição.
Quando os animais se revoltam contra os humanos para impedir a poluição da Terra, quem vai salvar os homens? As máquinas. Sabemos que as máquinas vencerão essa guerra: quando ela chega ao fim, não há mais animais na Terra. Quem sobra?
Pois as máquinas desequilibram a situação, a Terra vira um lugar inabitável para humanos e animais, daí os humanos sobreviventes são colocados na Axiom (ou Arca de Noé de você quer seguir a temática biblíca na qual Wall-E é o Robô Jesus e sua paixão é convenientemente chamada Eve) como um último esforço para salvar a humanidade.
O único propósito dos humanos na Axiom é serem servidos pelas máquinas. Elas tornaram os humanos seus dependentes para tudo pois eram como as máquinas eram tratadas como 'brinquedos'. É tudo que elas sabem fazer.
Enquanto isso, na Terra, as máquinas ficaram para povoar o planeta e seguir com a vida, isso explica como tradições e condições humanas continuam visíveis em Carros. Não há mais animais e humanos nessa versão da Terra pois todos deixaram de existir, apesar de saber que ainda restaram muitas influências humanas. Em Carros 2, os automóveis precisam ir para a Europa e Japão, deixando claro que trata-se do mesmo planeta que conhecemos.
Então o que aconteceu com os carros? Até agora, sabemos que a fonte de energia das máquinas. Por isso eles nunca se livraram deles. Em Wall-E é mostrado que a BNL pretende trazê-los de volta assim que o planeta estiver limpo, mas não deu certo. As máquinas acabaram morrendo na Terra, apesar de não sabermos como.
Sabemos que há uma crise de energia em Carros 2, com petróleo sendo a principal fonte de seus perigos. Descobrimos que a corporação Allinol está usando 'energia verde' como um catalisador de combustível para afastar os carros de formas alternativas de energia. Esse combustível 'limpo' poderia ter sido utilizado para exterminar rapidamente muitos carros.

[Alguém lembrou que 'all in all' tem o mesmo significado de 'by and large' , tornando a conexão entre Carros e Wall-E ainda mais coesa.]
Aí retornaremos a Wall-E.
Você já parou pra pensar que Wall-E é a única máquina na Terra? Sabemos que o filme começa 800 anos após os humanos deixarem o planeta na Axiom, governada pelo Piloto Automático (outra inteligência artificial). 
Será que o fascínio de Wall-E pela cultura humana e sua amizade com uma barata tenham mantido focado e permitido a manutenção da sua personalidade? Esse é o motivo dele ser especial e ter libertado os humanos. Ele lembrava do tempo em que máquinas e humanos viviam em paz, alheios a poluição causada por ambos.
Depois que os humanos são libertados por Wall-E e retornam a vida em sociedade na Terra, o que acontecer com eles? Nos créditos finais de Wall-E vemos o sapato que continua a pultima planta da Terra. Ela cresce e vira uma bela árvore. Uma árvore que lembra muito a árvore de Vida de Inseto.


Isso aí. A razão de nenhum humano aparecer em Vida de Inseto é por não ter muitos deles ainda. Sabemos que alguns insetos sobreviveram pela existências da barata, eles teriam se multiplicado mais rápido que os outros seres, apesar do filme ter distante o suficiente na timeline para os pássaros também terem retornado.
Mas tem mais. Vida de Inseto destoa bastante quando comparadas as várias retratações de animais. Ao contrário de Ratatouille, Up e Procurando Nemo, os insetos tem muitas atividades humanas, algo que os ratos de Ratatouille estão apenas experimentando. Os insetos tem cidades, cafés, sabem o que é um bloody mary e até possuem um circo itinerante. Dapi presumimos que o filme é ambientado em um período diferente.
Outra coisa que diferencia Vida de Inseto dos outros filmes da Pixar é o fato de ser único, além de Carros e Carros 2, que nem mesmo cita os humanos.
[Ok. Há muitos questionamentos sobre a ideia de que Vida de Inseto seja pós-apocalíptico, mas prestem atenção. O que me fez investir nessa ideia é a grande diferença entre os mundos dos insetos e as produções protagonizadas por animais. Em nenhum outro filme da Pixar há animais usando roupas, invenções malucas, animais criando máquinas ou tanta influência a ponto de existir bares e cidades. O que há de mais humano em Procurando Nemo é uma escola, algo mínimo. Em Vida de Inseto há um mundo onde não vemos a presença humana. Em determinado momento uma formiga pede a Flik para não abandonar a ilha pois há 'cobras, pássaros e insetos maiores por aí'. Ela não cita humanos. Sim, há alguns humanos, como o garoto que arrancou as asas de um inseto mendigo,  mas isso é possível no mundo pós-Wall-E. E outra coisa, os insetos devem ser radioativos para viverem por tanto tempo. A vida de uma formiga não costuma durar mais de três meses, mas essas sobreviveram por um verão inteiro e aparentam estar por ali a algum tempo. Uma das formigas chega a dizer que 'voltou a se sentir com 90'. Isso é coerente se você aceitar que as formigas evoluíram e seus genes foram modificados.]
O que acontece? Humanidade, máquinas e animais crescem e vivem em harmonia até o nascimento de uma nova super espécie. Monstros. O mundo dos monstros na verdade é a Terra em um futuro longínquo. 
De onde eles vieram? É possível que os monstros sejam apenas animais evoluídos modificados por causa da radiação da Terra ao longo de 800 anos. [Não durante Wall-E. Acho que levou centenas de anos após Wall-E para os animais se tornarem monstros.] Outra possibilidade seria um cruzamento entre animais e humanos para que eles sobrevivessem. Nojento, eu sei, mas plausível se você levar em conta que os filmes da Pixar sempre deixam em aberto as linhas que separam humanos e animais.
Por alguma razão, esses monstros parecem versões modificadas dos animais, mas maiores e civilizados. Eles possuem cidades e faculdades, como vemos em Universidade Monstros.
[Alguns me lembram que isso não explica plenamente o que aconteceu com os humanos. Não encontrei uma teoria ainda que gosto, mas estou inclinado a crer na ideia que monstros e máquinas esqueceram de seus vínculos com os humanos e voltaram a se livrar deles, só tendo consciência desse erro quando os humanos foram extintos, levando à necessidade da viagem no tempo. Outra explicação é que os humanos simplesmente não conseguiam mais sobreviver na Terra.]
Em Monstros S.A. há uma crise de energia pois eles estão em um futuro distante na Terra em que não há mais humanos. Humanos são a fonte de energia, mas graças às máquinas os monstros encontraram uma forte de usar portas para viajar para o mundo dos homens. Mas não são dimensões diferentes.
Os monstros estão viajando para o passado. Eles estão armazenando energia para para evitar a própria extinção indo quando a humanidade era mais predominante. No limiar da civilização, se você preferir.
Apesar de muito tempo ter passado, os monstros/animais nunca perderam sua animosidade em relação aos humanos. A crença de que qualquer toque em um humano poderia destruir o mundo deles vem de instintos passados. Por isso eles assustam humanos para armazenar energia até descobrirem que risos (energia verde) é mais eficiente por ser naturalmente mais positiva.
[Caso você prefira, outra explicação levantada por alguns: as máquinas e os monstros criaram as portas de viagem no tempo, mas perceberam que mexer no passado poderia mudar a história e até apagar suas próprias existências. Daí elas enganaram alguns monstros com a teoria de que humanos são tóxicos e de outra dimensão, tornando mortal qualquer interação com o próprio mundo.]
Até vemos uma conexão entre Vida de Inseto e Monstros S.A. no trailer presente nos dois filmes. Como você pode ver, o trailer é exatamente o mesmo, apesar do presente em Vida de Inseto (obviamente mais antigo e acabado, enquanto o de Monstros S.A. no qual Randall é enviado por uma porta tem humanos e parece mais novo).
Olha a foto acima. Na esquerda está o trailer de Vida de Inseto e na direita está o de Monstros S.A. O da esquerda parece velho e destruído. Até a vegetação é claramente mais seca e escassa. O trailer da direita tem humanos e está cercado ´por grama alta e árvores.
[Algumas pessoas argumentaram que o trailer não deveria ser nada além de poeira do mundo pós-apocalíptico de Vida de Inseto. Não concordo por conta do estado de alguns prédios em Wall-E. Também lembraram da armadilha elétrica para insetos. Sua energia podia ser solar, assim como o Wall-E. Os insetos provavelmente usavam como uma fonte de luz para indicar a Cidade Inseto para outros insetos. Outra coisa, o trailer de Vida de Inseto não é iluminado como o trailer de Monstros S.A.]
Daí Monstros S.A. é o filme da Pixar ambientado em um futuro mais distante. No final, humanos, animais e máquinas se entenderam e finalmente encontraram um modo de viver em harmonia.
E tem a Boo. O que você acha que aconteceu com ela? Ela viu tudo acontecer em um futuro distante da Terra na qual o 'gatinho' era capaz de falar. Ela ficou obcecada em descobrir o que aconteceu com o seu amigo Sully e o motivo de animais não serem tão espertos quanto aqueles que ela conheceu no futuro. Ela lembrava que eram as portas a levavam ao Sully e acaba virando...
A BRUXA.
Sim, Boo é a bruxa de Brave. Ela descobre como viajar no tempo para encontrar Sully, e vai à fonte. As chamas de fogo-fátuo. Ali começou tudo e, como uma bruxa, ela desenvolve essa mágica como um esforço para encontrar o Sully usando portas que voltam e avançam no tempo.
[Só para esclarecer: a teoria é que a Boo descobriu sozinha como usar as portas para viajar no tempo. Ela provavelmente foi para a Idade Média para pegar mais mágica das chamas.]
Como sabemos disso? Em Valente dá pra ver rapidamente um desenho na casa da bruxa. É o Sully.
Vemos até o caminhão da Pizza Planet em uma escultura de madeira da bruxa, e isso só faz sentido se ela já estiver visto um... (e tenho certeza que viu, pois o caminhão está presente em todos os filmes da Pixar). Se você prestar atenção encontra o caminhão na imagem abaixo.
Você lembra da Merida abrindo as portas e a bruxa constantemente desaparecendo? Elas são feitas das mesmas portas de Monstros S.A. Elas transportam pelo tempo e é esse o motivo da Merida não encontrar a bruxa.
[Muita gente me lembrou dos vários easter eggs presentes em todos os filmes da Pixar. Citei poucos deles, mas uma boa teoria pensada por algumas pessoas sugerem que eles foram inseridos pela Boo, seja propositalmente ou não, em sua busca pelo Sully. Algo que reforça essa crença é o fato de todos os easter eggs de Valente estarem na casa dela.]
A Boo chegou a encontrar o Sully? Gosto de acreditar que sim. Ele voltou a encontrar com ela pelo menos uma vez, no final de Monstros S.A., mas ele teve que acabar com as visitas.
No final das contas, o amor dela pelo Sully é o cerne do universo Pixar. O amor de pessoas diferentes, de idades diferentes e até de espécies diferentes tentando encontrar formas de viver na Terra sem destruí-la somente por luxos energéticos. 
E essa é a Teoria Pixar.
Não tenho dúvidas de que muito será acrescentado a ela quando o próximo filme da Pixar, The Good Dinosaur, for lançado, em 2014.
[Um adendo: aparentemente o enredo de The Good Dinosaur mostra um universo alternativo em que os dinossauros não foram extintos pelo meteoro. Nessa realidade, os humanos são seus animais de estimação. Minha teoria é que esse 'universo alternativo' vai explicar porque o universo da Pixar é tão diferente do nosso. A evolução foi interrompida por uma catástrofe mundial. Os humanos evoluíram para supers e os animais ganharam consciência mais rapidamente, acelerando o apocalipse dos recursos da nossa linha do tempo. E a Dinoco de Toy Story é boa conexão a qual podemos especular.]"
--------------------------------♥-------------------------------
Então isso é a Teoria Pixar. Na minha sincera opinião é algo maluco, e também acho que a Disney não iria perder seu tempo tentando criar um universo para nada. É uma observação interessante, é claro, mas mesmo assim não tem muito cabimento.
E você, qual sua opinião sobre a Pixar Theory?
Até a próxima. 

12 comentários:

  1. ADOREI o post, que maravilhoso.
    Não sabia dessa Teoria Pixar, mas parando para pensar ela faz sentido. Adorei cada parte do post, sério.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, faz sim (mesmo que eu não acredite muito nessa teoria). Que bom que gostou ^^

      Excluir
  2. Eu tinha feito um post sobre essa teoria há um tempo lá no meu blog 8D Eu conheci a teoria por um vídeo no canal Nostalgia e adorei, ela faz muito sentido, mesmo que não tenha sido essa a intenção dos criadores.
    Tive até uma discussão bem acalorada com minha amiga sobre a teoria outro dia~ Se a Boo aprendeu a viajar pelas portas dos monstros, que só voltavam para o passado distante pré-apocalíptico, eu acredito que ela só conseguiu voltar ao passado e acabou se "desencontrando" com o Sully em alguns momentos. Vou parar por aqui, mas eu tenho minhas próprias teorias que envolvem paradoxos e teorias de viagem no tempo também, e poderia escrever um livro se falasse tudo -q
    O post ficou ótimo! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho super interessante essa teoria, o cara que a criou deve ter ficado bastante tempo pensando e encaixando os filmes nessa timeline. Eu ainda não criei uma ideia sobre essa teoria, tipo como a Boo descobriu como viajar no tempo com as portas etc.
      Obrigada <33

      Excluir
  3. Eu só tinha visto o vídeo que o Canal Notalgia fez, sabia do texto mas nunca tinha o lido e parando pra pensar tudo tem realmente ligação uma coisa com a outra, eu acho que pode ser que seja verdade ou pode ser que quem criou o texto da Teoria da Pixar seja realmente muito obcecado pela Pixar, porque pra analisar tão detalhadamente todos os filmes tem que gostar muito!
    Ótimo post, Belle <3
    Beijoos ♡ || Caramelos Encantados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que ele goste muito da Disney, acho mais que ele ficou obcecado pela ideia de um mundo criado pelos filmes da Pixar.
      Obrigada ♥

      Excluir
  4. Não tinha a mínima noção disso sabia? haha Super interesante! Parabéns pelo post! Miiiiiil beeeeejus! ♥

    www.doceencontro.com

    ResponderExcluir
  5. Lembro de ter visto sobre essa teoria em algum lugar. Ela é bem interessante, eu gostei de ler. O chato é que por ser muito longa, as vezes me perco no meio dela e tenho que começar tudo de novo, haha --'

    http://sugar-purry.blogspot.com.br/ [novo]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me perdi inúmeras vezes para escrever isso tudo '-'

      Excluir
  6. Eu tinha visto o video do canal Nostalgia e também um post em outro blog,mas nunca me canso de ver essa teoria :D
    Adorei seu blog <3
    Kisses :*

    ResponderExcluir