14 fevereiro 2015

Dicas para você escrever mais!

Eu estou precisando de uns dois desses mesmo. Se alguém quiser mandar via sedex estou aceitando.
Os tempos que fiquei fora foram pra colocar a cabeça no lugar. Eu estava com tempo de postar, mas tinham as séries, as várias leituras atrasadas e etc. Estou pensando em mudar o layout do blog (vai ficar simples como este, afinal não sei fazer layouts) para ter certeza que eu voltei. Eu gosto daqui. Acho que com duas semanas de aula e as férias a gente fica longe mesmo. Eu acho.
Neste ano quero aumentar meu nível de produção textual em pelo menos 20%, mesmo sabendo que 2014 eu mudei bastante sobre isso. Várias ideias no lugar em minha cabeça, mas na hora de escrever nenhuma delas sai. Vi uns vídeos sobre escrever mais no YouTube, e resolvi tirar minhas próprias conclusões. Acabei querendo escrevê-las aqui, tirar as teias de aranha do blog e aproveitar que não tenho nada pra fazer e produzir um pouco. Quem sabe?
1. Ter seu tempo e espaço para poder escrever
Eu sei que quem gosta de escrever escreve em qualquer lugar, eu sou a prova viva disso. Mas com certeza as histórias fluem melhor quando estamos em um lugar silencioso, ou então criativo. Eu normalmente uso meu quarto, meu caderno e uma caneta que acho jogada por aí. Mas também uso o próprio computador (que fica na sala). Outras vezes uso a sala de aula quando termino a lição, às vezes é a melhor forma de se escapar de lugares que você não quer estar. Enfim, de todos esses lugares, o melhor é o meu quarto. Mas também pode ser a cozinha, pode ser no quintal de sua casa, etc. 
Outra coisa que eu acho muito importante é tempo. Não exatamente "tenho das duas às quatro horas da tarde pra escrever todos os dias". Acho que é mais seu tempo pra escrever. O tempo que você não tiver nada pra fazer, ou o tempo que você estiver mais inspirado. Desculpem a estranheza, mas é basicamente isso.
2. Crie uma história
Tem gente que vai escrevendo mais no calor do momento. Resolve criar um projeto pra escrever mais, e escreve tudo aquilo que vem na cabeça. Uma coisa que eu gosto de fazer é criar uma história, sobre o que quer que seja, e só então começar a escrever no calor do momento. Eu estou há anos escrevendo a mesma história, tentando transformar em um livro. Pra quem é aspirante à escritor (\o/) é bom criar uma ou várias histórias fixas. Ajuda na hora de ter ideias e criar mais histórias. Nunca se sabe se alguma delas pode ser publicável.
3. Tentar projetos de escrita diferentes
Eu disse tentar, não conseguir cumpri-los. Digo isso porque eu sempre começo um projeto e nunca termino. Eu ainda não esqueci do Poem a Day, muito menos do 642 coisas sobre as quais escrever. Bom, eu acho ótimo quem gosta de escrever procurar novos temas, porque isso pode gerar novas histórias. Logo, você não vai precisar procurar temas. Você criará os temas.
Postagem rápida, quase sem graça, muito clichê. Mas a vontade de postar veio e eu não quis repreendê-la. Acho - apenas acho - que dessa vez eu voltei mesmo.
Até.

14 comentários:

  1. Eu tenho uma fanfic mas desde o ano passado não escrevi uma linha a mais. Vergonha de mim mesma :s Ótimas dias, vou tentar usá-las, primeira coisa que tenho que fazer é realmente criar um tempo pra isso!

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um conto que até hoje não saí do capítulo 2, preciso procurar mais tempo pras minhas histórias também ^^

      Excluir
  2. Também tenho muitas séries atrasadas e vários livros para ler aqui, mas às vezes sinto uma pontada de culpa quando estou lendo e lembro que fiquei mais de cinco dias sem postar -q Sempre tive o hábito de postar e escrever muito, aí é difícil de largar D:

    Tive uma época em que eu escrevia muito mesmo, umas dez páginas por dia, senão mais. Tive um bloqueio por um tempão e mesmo agora que ele já foi embora ainda tenho receio para escrever. As ideias tenho de sobra, mas não tenho ânimo - nem memória *cof* - para me por a escrever.

    Gostei das dicas, mas acho que elas não servem para mim haha' Eu costumo escrever quando dá na telha, e o que der na telha. O 642 coisas está sendo útil pra mim por causa dos temas diversos, que me fazem pensar e buscar inspiração. Aliás, vou até lá fazer mais um texto desse projeto porque ele está sumido há tempos lá no blog x.x Também tenho várias originais na minha cabeça que tenho que passar pro papel - por alguma razão, toda vez que leio seu blog, Belle, eu lembro o quanto eu gosto de escrever.

    Adorei o post ♥ Quando a vontade para escrever/postar vem, você não pode reprimi-la mesmo - às vezes uma obra-prima pode sair dali :D Acho que é isso~ Bye bye ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico o dia inteiro sem fazer nada (lendo, escrevendo, tentando me atualizar nas séries, etc). Só posto quando a vontade vem, e quando estou absorta em um livro ou nas minhas histórias é difícil ela vir.
      Estou na mesma! Estou tendo mais ideias pro meu livro e as palavras estão vindo com mais facilidade, por isso deixo de fazer muita coisa para as ideias não fugirem. Quando tenho as palavras, eu escrevo. Quando não, não as procuro. (que grande futuro de escritora a vida me reserva hein).
      Quando eu me proponho a escrever sempre vem alguma ideia boa, ou algo aproveitável. Então escrevo, ou tento, sempre que posso. Nossa, me sinto lisonjeada ♥
      Bye bye ~

      Excluir
  3. Realmente kkkk ! Eu tenho que escrever mais tenho muita preguiça as vzs !
    http://seututorialmeututorial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Dicas muito legais! Digamos que eu já cumpro as três... Fico feliz que você tenha voltado a blogosfera, Belle! Eu tava com saudades dos seus posts! ^^
    Respondendo suas perguntas sobre DW: ainda estou na terceira temporada e, sim, claro que sofri! Quando o 9º doutor foi embora (sério, eu adorava o Christopher Eccleston) e, principalmente, quando a Rose ficou presa naquele universo paralelo ='( Cara, NUNCA deixarei de sentir saudades dela. NUNCA. ='(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já imaginava que você as cumpria. Eu também estava com saudade dos seus posts <3
      Eu não sei porque, mas não fiquei tão sentida. Talvez por eu ter sofrido antes (assistia Doctor Who com 10 anos e fiquei muito mal quando o Eccleston sair). Também fiquei me sentindo horrível quando ela ficou presa lá, mas calma que mais temporadas estão vindo...

      Excluir
  5. Oi Belle, tudo bem? Eu adorei a sua postagem. Sou escritora e achei as suas dicas super válidas. Eu não tenho uma rotina de escrita. Escrevo quando estou mais inspirada mesmo. E quando estou triste é um dos melhores momentos, heheh. Meus melhores escritos foram dos momentos em que eu não estava muito bem :3
    Beijos e continue escrevendo
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só tenho quando quero, sempre no meu quarto (de preferência à noite). Mas as vezes as ideias estão saltando pra fora da cabeça, e eu corro pra escrever em qualquer canto. Dali pode sair uma história.

      Excluir
  6. Belle, que bom te ver de volta por aqui!
    Demorei pra ver sua postagem no meu feed, acho que não entrei no período que ela saiu e então só consegui ver agora enquanto procurava ver atualizações nos blogs que gosto. Passei por aqui e encontrei sua nova postagem! Sério, senti saudades dos seus posts e espero que você volte definitivamente!
    Sobre a postagem: Concordei com cada tópico, sem exceções. Ultimamente eu venho escrevendo tanto, com uma facilidade enorme e mais ainda é o nível que vem aparecendo as novas ideias, mas às vezes quando bate aquele bloqueio criativo dá até agonia. Eu acho que se sentir preso em relação a escrever (sabe, preso no sentido de ter as ideias e não conseguir por em pratica) acontece em fases. Logo mais passa.
    Eu adorei a sua segunda ideia. É uma grande verdade, sempre que a gente está escrevendo uma história vem surgindo novas ideias que podem servir futuramente. Acho uma outra dica válida andar com um bloquinho pra anotar cada ideia que tiver!

    Um Abraço, Lonely S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Júlia! Nunca pensei que alguém tivesse percebido que saí, e perceberam. Espero voltar definitivamente também.
      Eu estou meio que com um bloqueio na escrita, não tenho ideias. As palavras não me vem.
      Sua dica realmente é válida, sempre que vou pra algum lugar que vai demorar eu levo pelo menos meu celular, qualquer coisa eu anoto no Bloco de Notas. E sempre tem alguma coisa.

      Excluir
  7. Eu sempre começo um monte de fanfics e não termino. Eu tenho esse problema de começar a escrever as coisas e não terminar, se você pegar meu notebook pra ler meus documentos vai ver que tenho um monte de textos e histórias pela metade ahhaeueh


    http://sublimecapital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupa, às vezes eu também faço isso, é algo natural ^^

      Excluir