08 maio 2014

Cinema: Teste de Bechdel

Se você quer perder momentos de sua vida com coisas não tão importantes, essa é a hora.
Eu acompanho um vlog chamado Lully de Verdade e num de seus vídeos, a Lully (a vlogueira) fala sobre o Teste de Bechdel. Se você se interessa por cinema, é bom saber o que é.
O Teste de Bechdel foi criado pela cartunista Alison Bechdel. Ela fez uma tirinha que tinham duas mulheres e uma delas dizia que só assistia filme que respeitasse os critérios do cinema, e o último filme que ela tinha conseguido assistir era Alien.
Esse teste foi criado para mostrar como a representação das mulheres, em pleno século XXI e em 2014, a representação de nós esteja tão fraca no cinema. Os homens deve pensar que não, mas o teste consiste em três regras em que você precise citar filmes que tenham:
-Duas mulheres que tenham nomes;
-Que elas conversem entre elas;
-Sobre um assunto que não seja homens.

Mulheres pensam que vários assuntos que elas podem conversar com outra mulher que não seja um homem, mas se você pensar no cinema, vê que não é assim. Pense em um filme que siga todas essas regras?
Não é fácil. Podemos dizer Frozen - Uma Aventura Congelante, X-Men, entre outros, mas se você prestar atenção, vai ver que pelo menos algum desses filmes não cumpre alguma das regras.
Pensou? Por exemplo, João e Maria Caçadores de Bruxas. A Maria, personagem principal, não conversa com nenhuma outra mulher. Ou então Lara Croft, ela também não conversa com nenhuma outra mulher.
Se pensarmos bem, mesmo com um cinema super desenvolvido, as mulheres não tem a postura que deveriam ter. Ou elas são muito masculizadas (nem sei se essa palavram existe) como a própria Lara, que não conversa com nenhuma mulher durante o filme. Ou então Sex And The City, que as mulheres falam muito sobre homens ou fazem coisas de "menininha". Ou então mostram apenas cenas de mulheres conversando mas elas não tem nome. 
Os filmes da Marvel, sempre as mulheres dos super-heróis precisam ser salvas, como em Homem de Ferro ou então em qualquer outro filme da Marvel.
Então agora quando você for ver um filme, vai ver que pouquíssimos filmes seguem essas três regras simples. Quando a mulher da tirinha diz que o único filme que ela tinha conseguido assistir era Alien, era porque muitos filmes não seguem essas regras. 
Toda vez que você for ver um filme lembre-se deste teste, e vai ver o quão mal representadas nós, mulheres, estamos.
E eu acho que esse é o problema do cinema. Eles deviam fazer mais filmes valorizando nossa imagem igual aquelas propagadas de eleição falando da mulher e seu poder, etc. Mostrar que as mulheres não são só isso, e começar pelo cinema.
E se você é homem e acha que as mulheres estão sim bem representadas no cinema, então imagine que todos os filmes que você assistisse vocês iam precisar ser salvos por qualquer um. Não ia ser legal, certo? Pois é isso que (pelo menos eu) sentimos quando assistimos um filme. E como sou fã da Marvel, acho bem chato as mulheres serem tão sem graça nos filmes. Acho que o único filme da Marvel que as mulheres não são mal representadas é X-Men, e ainda assim tem a Vampira que é uma lerda...
Enfim, é só isso aí, espero que tenham gostado e não tenham achado que perderam tempo. Até a próxima.


8 comentários:

  1. Adorei o post, e seguirei as dicas na próxima vez que olharei algum filme, nunca tinha pensado nessa forma, no quanto as mulheres não são tão valorizadas assim no cinema! ): Beijinhos.

    cartas-e-poesias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece a ser os filmes seguindo isso, vai ser o quando não somos valorizadas mesmo.

      Excluir
  2. Eu vi esse vídeo da Lully e, realmente, são muitos poucos filmes em que nós somos representadas como deveríamos ser! Achei o Teste de Bechdel genial, simplesmente.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lully explica muito melhor que eu, mas pelo menos passei a mensagem que queria.

      Excluir
  3. Verdade eu quase não vejo isso... é muito raro! Quer ver um filme que não segue nenhuma dessas regras... 'Mulheres ao Ataque' esse filme ainda vai estrear, mas é um super exemplo que não segue... elas conversam entre si mas para planejar vingança contra o homem que as traiu... parece horrendo falando assim, mas é comédia romântica ♥

    http://regrasquebradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa que veio na minha cabeça foi esse filme, e mostra como as mulheres são desvalorizadas no cinema. Um filme inteiro sobre mulheres falando de homens? Deviam mudar isso aí.

      Excluir
  4. Oi, Flor! Tudo bom?
    Agora que você citou, sempre percebi a diminuição das mulheres no mundo do cinema. No filme Frozen gostei da determinação da Anna ai sair atrás da irmã e tentar reverter a situação e gostei mais ainda, de não ter os clichês de sempre, de precisar do príncipe encantado para reverter o feitiço.
    Se temos uma protagonista do sexo feminino, ela está sempre correndo atrás de algum cara, quando não, a história entre ambos é apenas sexo e ela sempre acaba magoada e sozinha. Tenho sorte de encontrar livros que nossas protagonistas estão fortes e independentes e acho isso maravilhoso, agora esse passo, precisa chegar até as telas, porque na vida real, somos todas guerreiras e não temos tempo para correr atrás de homens e muito menos falar sobre eles.
    Maravilhoso post!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário. Nos livros encontramos muitas pessoas que em nenhum momento falam sobre meninos, como a Hermione, Annabeth, Katniss entre outras. Acho que o cinema devia de fato seguir este exemplo, e o cinema seria muito mais valorizado.
      Acho que Frozen e Valente quebram essas coisas de "princesas que devem ser salvas", mas Valente não segue todas as regras. Fora sua mãe, ela não fala com nenhuma outra mulher.

      Excluir