15 novembro 2014

Resenha: Drácula

Nos Estados Unidos já é inverno, mas aqui no Brasil estamos verão. Eu iria adorar isso se não estivéssemos em São Paulo. Aqui o calor é muito abafado e ruim por só existir asfalto e mais asfalto (eu não gosto das praias daqui). Em Janeiro, talvez, minha mãe e e meu irmão e eu vamos para o Rio de Janeiro, e quando estou lá adoro o verão. Mas aqui em São Paulo...
A boa notícia: hoje está bem frio. Aproveitaria isso pra assistir alguns filmes bons, ler meus livros (estou lendo Minha vida fora de série, Dark Eden e Evocação) e claro, me atualizar nas séries. Se não tivesse três trabalhos pra entregar.
Antes de começar o post, preciso perguntar: alguém que esta lendo isso assiste a série Forever? Se sim venha falar comigo, eu sou muito fã e tudo mais. Talvez faça um post sobre ela...
Na postagem passada falei que estava lendo Drácula, e faz um tempinho que terminei. Antes de ir dormir (são dez horas da noite) resolvi fazer essa resenha rapidinho. E já afirmo: esse livro é um daqueles clássicos imperdíveis, entendeu?
Peguei esse livro emprestado com minha amiga, por acaso. Precisava de um livro por causa de uma aula de português, então peguei esse livro por causa do título. Mas desde o começo eu já me impressionei totalmente com a escrita e tudo mais. Conta a história real do Drácula, já que foi a primeira versão, escrita por Bram Stoker.
O livro é escrito por diários, cartas e memórias de alguns personagens do livro. Ele começa com um diário de Jonathan Harker, que desde cedo foi meu personagem favorito do livro. Ele vai fazer uma viagem de trabalho na Transilvânia para substituir seu chefe, e até certo ponto está tudo bem. Até ele chegar no castelo de Drácula, um homem que só se veste de preto, nunca sai ao sol e desde  cedo mostra um comportamento estranho. Esse é só o começo de uma série de fatos estranhos e paranormais que envolvem vampiros e coisas sobrenaturais.
Mesmo que pareça ser um livro de terror, é tranquilo lê-lo de noite. Conta mais a história dos vampiros, a história mais certa, a primeira versão. Porque hoje em dia você assiste filmes com todos os tipos de vampiros. Lendo este livro você conhece mais afundo eles: o ódio por coisas sagradas, a coisa de "ficar longe de alho", o fato de que os vampiros não têm sentimentos fortes do tipo amor e amizade. São criaturas ruins, realmente. Então vendo a imagem de Drácula e a imagem dos vampiros de hoje - vamos dar o exemplo de Crepúsculo - você consegue perceber que a imagem deles foi muito modificada.
A história é genial, eu adorei esse sistema de diários, cartas, memórias, etc. Você consegue ver o ponto de vista de cada personagem, de um jeito único. O que eles estão sentindo, o que eles acham dos outros. O legal é que até mesmo as cartas de lojas que estão envolvidas na trama são enviadas para essas pessoas.
Os personagens principais que você deve ficar de olho são: o próprio Jonathan Harker, que foi um dos meus personagens favoritos. Ele é decidido, corajoso, acho que gostei muito dele por ser o mais real dos personagens. Desde de o começo ele me cativou, nas páginas de seu diário que ele foi escrevendo contando sobre como era estar naquela "prisão" (o castelo de Drácula). Ele é noivo da Mina Murrey. De início eu não gostei dela, mas acho que agora é a personagem feminina mais forte do livro, sendo corajosa a todo momento e mesmo no último segundo (se eu for contar que segundo é esse será um spoiler tremendo) ela continua tentando ajudar a parar Drácula. Existe a Lucy, uma amiga da Mina que eu simplesmente detestei por ser frágil demais (acredita que ela se deixou ser mordida mais de duas vezes?). Existem vários outros: o dr. Seward, o professor Van Helsing (que começa a desconfiar que tudo é obra dos vampiros desde o começo), o Arthur, noivo da Lucy, entre outros que não irei me lembrar. Todos eles aparecem com ou um bilhete, ou uma nota do diário, ou uma anotação. É simplesmente incrível.
Concluindo: foi uma leitura ótima, já que sou fã da ideia de vampiros desde que li Cidade dos Ossos da Cassandra Clare. Bram Stoker conseguiu construir um cenário cativante, interessante e que dá vontade de ler dependendo dos capítulos. O que me fez demorar terminar este livro foi a narrativa, que é do século XIX. Esse tipo de narrativa sempre me atrasa, nunca fico tão motivada. E as letras do livro eram muito pequenininhas e apertadas, então não gostei muito de minha versão. Mas quero adquirir a minha próprio com a capa da foto que eu postei acima.
Espero que tenham gostado. Tenham uma boa noite e cuidado com os monstros debaixo da cama.
Até mais.

10 comentários:

  1. Oi Belle, Como você vai?
    Eu também iria adorar que fosse inverno aqui no Brasil e mais ainda se nevasse. Bom, não conheço São Paulo ou o Rio. Mas pelo que já ouvi falar dos climas não sei se me acostumaria, principalmente o de São Paulo. Mesmo morando no nordeste, acredito que o litoral de Recife não seja tão quente assim, mas acho que é questão de localidade porque moro próximo ao mar e é muito ventilado...
    Enfim, nunca assistir Forever, mas vou procurar saber mais sobre ela, quem sabe se gostar comece a assisti-la.
    Nunca li Drácula, mas pelo que você falou parece ser muito bom. Eu amo livros escritos em formas de cartas, de todo tipo. Me interessei pela leitura, mais ainda da forma que você fala dos personagens. Tenho que concordar com você; sofro de uma imensa dificuldade de ler livros ditos como clássicos porque a maioria das vezes eles tem essa forma de escrita arrastada.
    Muito boa sua resenha.

    Um Abraço, l0nely-star.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou ótima ♥
      São Paulo o clima muda muito, principalmente este ano. Ano passado tava um frio terrível no meio do ano e um calor desgraçado no final do ano. Quando faz frio é 10 graus, quando faz calor é 40. E em qualquer hora do ano ou do dia.
      Assista, é muito boa ^^
      Esse foi o primeiro livro que li em forma de carta, e adorei >3< Os personagens são muito bons, e adorei todos.
      Sofri muito pra terminar o livro, mas valeu a pena ♥

      Excluir
  2. Eu conheço que tenho um pouco de medo sobre histórias assim, simplesmente evito livros de terror ou suspense...
    eu tive medo enquanto lia "A menina que não sabia ler" então imagina só dracula...

    http://garotapassageira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro não é muito de dar medo e calafrios, é como se estivéssemos assistindo um filme de suspense sem participar da história. Muito bom ♥ Acho que vou ler A menina que não sabia ler...

      Excluir
  3. Oi Belle, tudo bom?

    Eu queria muuuuuito morar em alguma região que fizesse frio. Moro na região norte e é um calor desgraçado e um clima completamente doido. O lado bom é que isso dura menos do que o período de chuvas, o que é um consolo.

    Amo Dracúla de Bram Stoker. Já viu o filme? É fantástico! Adaptação muito boa (ainda mais porque tem o Keanu Reeves). E sei bem como é ler os clássicos, aquela leitura rebuscada, o linguajar arcaico e a estrutura da escrita são sim cansativos, mas com esforço a gente consegue. E é cada história boa que tem por aí... Te recomendo a leitura de Médico e Monstro. É clássico também, porém acho que é muito mais dinâmica a leitura, e é muito bom.

    Abraços ♡
    @ { D • C }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui só faz frio de vez em quando, mas quando faz é um friozinho muito bom ♥
      Nunca vi o filme, mas está na minha lista que preciso ver. Ler clássicos é bem cansativo, mas super valeu a pena terminar o livro. Vou pegar o O médico e o monstros na escola assim que der ♥

      Excluir
  4. Eu amooooooooo histórias de vampiros, des do dia em que li - não, não Crespusculo - Como se livrar de um vampiro apaixonado que eu criei uma paixão ainda maior do que já tinha por essas criaturas!
    Sem contar que meu sonho é ir para Romênia e se o Superior permitir eu espero ir!

    http://regrasquebradas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os vampiros de livros de romance não tem muito haver com os de Drácula, mas nunca li então nada posso dizer. O único livro de romance com vampiros foi Imortal - Histórias de amor eterno, e não gostei. O que me fez ter simpatia por eles foi Cidade dos Ossos. Ah, eu gostaria de ir para Romênia :))

      Excluir
  5. Sou loooooouca por drácula, foi um dos primeiros livros clássicos que eu li e logo me apaixonei, tenho até vontade de ler de novo, mas a fila ta graaaande rs

    http://fernandamachado.fot.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que estou ficando looouca por Drácula ♥ Quero muito assistir o filme.

      Excluir