11 junho 2015

Com ou sem a Jornada do Herói (Monomito)?

Bom, bom. Perdemos o Grêmio Estudantil, mas não estou com raiva disso, porque se ganharam são, provavelmente, melhores que nós. Então, estou de boa. Comecei a ler After, até que estou progredindo bem na leitura, e acho que terminarei rápido. Este com certeza terá resenha aqui no blog. E certa vez eu estava passeando pela biblioteca por motivos aleatórios, quando avistei um livro com a capa bonita. Aí o livro começou a me chamar, e só me lembro que saí da biblioteca com ele. Não é tão legal assim, se chama Contos Clássicos de Vampiros, e estou lendo ele só pra passar o tempo na escola. Enfim, as séries e os filmes vão até bem, consegui ver um filme muito bom chamado God Help The Girl, recomendo pra todos que ainda não viram. E é só isso mesmo, pessoal.
Eu vi um vídeo no Lully de Verdade que falava sobre a Jornada do Herói, ou Monomito. Antes de ver esse vídeo eu ficava pensando tipo "não preciso de jornada do herói pra escrever boas histórias" mas depois que vi, fiquei pensando...
Escrever com ou sem a Jornada do Herói?
Antes, você sabe o que é o Monomito?
A Jornada do Herói é, nada mais nada menos, que uma receitinha de como escrever um livro ou produzir um filme de aventura, do tipo O Hobbit ou Harry Potter.
Quem criou isso foi o Joseph Campbell, dando-nos essa receitinha no livro O Herói de Mil Faces. Tem tente que diz que são dezoito regras, outros que são doze, então optei por colocar doze aqui para ficar mais dinâmico.
Passo 1: Mundo Comum
O herói é apresentado em seu dia-a-dia.
Passo 2: Chamado à aventura
 A rotina do herói é quebrada por algo inesperado, imsólito ou incomum.
Passo 3: Recusa ao chamado
Como já diz o próprio título da etapa, nosso herói não quer se envolver e prefere continuar sua vida.
Passo 4: Encontro com o Mentor
O encontro com o mentor pode ser tanto com alguém mais experiente ou com uma situação que o force a tomar uma decisão.
Passo 5: Travessia no Umbral/Limiar
Nessa fase, nosso herói decide ingressar num novo mundo. Sua decisão pode ser motivada por vários fatores, entre eles algo que o obrigue, mesmo que não seja sua opinião.
Passo 6: Testes, aliados e inimigos
A maior parte da história se desenvolve nesse ponto. No mundo especial - fora do ambiente normal do herói - é que ele irá passar por testes, receberá ajuda (esperada ou inesperada) de aliados e terá de enfrentar seus inimigos. 
Passo 7: Aproximação do objeto
O herói se aproxima do objeto de sua missão, mas o nível de tensão e tudo fica indefinido. 
Passo 8: Provação máxima
É o auge da crise - precisa dizer mais?
Passo 9: Conquista da recompensa
Passado a provação máxima, o herói conquista sua recompensa.
Passo 10: Caminho de volta
É a parte mais curta da história - em algumas, nem sequer existem. Após ter conseguido seu objetivo, ele retorna ao mundo anterior.
Passo 11: Depuração
Aqui o herói  pode ter que enfrentar uma trama secundária não totalmente resolvida anteriormente.
Passo 12: Retorno transformado
É a finalização da história. O herói volta ao seu mundo, mas transformado - já não é mais o mesmo.
Ficou bem grandinho, mas foi o menor que achei. Quando li isso pela primeira vez, fiquei pensando tipo "mas por que raios alguém precisaria seguir isso pra conseguir uma boa obra?" Porque concordemos, J.K Rowling é uma das melhores escritoras do mundo e acho que não leu essa receita antes de escrever Harry Potter. Nem Rick Riordan, por mais que siga exatamente o que escrevi acima, precisou ler ou saber exatamente na hora de escrever Percy Jackson e os Olimpianos. 
No cinema, acho até necessário você saber mais ou menos sobre isso, sem isso grandes nomes da fantasia, como O Senhor dos Anéis, seriam totalmente diferentes ou desconexos. No cinema até entendo, porque todos os filmes (sem exceção) seguem roteiros ou formas de serem feitos. Mas histórias?
Acho que, se o escritor é bom, suas histórias seguem esse curso naturalmente. Eu gosto de pensar nessa história como uma forma que os escritores seguem para seus livros darem certo, mas eles não quiseram seguir esta "receita". Os que seguem sempre acabam fazendo suas histórias ficarem parecidas com as de outros autores. Uma coisa que detesto é gente que escreve parecido com fulano. Histórias são únicas, sem mais. Se você escreve ou segue isso pra ficar parecendo com qualquer outro autor, então sugiro que pare. 
Eu prefiro escrever sem seguir nada. As histórias fluem mais naturalmente. Se você coloca na cabeça que vai escrever, sei lá, cinco capítulos com o passo 2, depois só pode escrever 2 com o passo 3, você se enrola. Eu me enrolaria. Então uma dica pra você que está começando a escrever: não diga a Jornada do Herói. Deixe que a Jornada do Herói venha naturalmente nas suas palavras.
É isso. O post ficou enorme e não disse nada, então pergunto a você: Com ou sem Jornada do Herói?
That's all, folks. 
Até a próxima.

12 comentários:

  1. Olá, como vai?

    Bacana seu post! Gostei dos tópicos que você destacou e concordo com sua visão sobre J.K.Rowling ser a maior escritora do mundo, logo atrás de Tolkien (The Lord of The Rings).

    Visite-nos e caso queira, siga-nos! Ficaremos muito felizes! :)
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Belle!
    Bem, acho que isso é mais uma receita mostrando "O que já foi feito" e não "o que deve ser feito". Por que, gente, todas as histórias seriam realmente muito iguais (mais do que já são).

    J.K Rowling <3

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. O problema é que as pessoas acham que por isso já ter sido feito e ter dado certo, elas podem fazer também e quase tão bem quanto da primeira vez.

      Excluir
  3. AAAh adorei. Nem conhecia isso, mas sei la , nao faz muito sentido pra mim, pelo menos quando escrevo algo eu começo a escrever tipo, bem naturalmente, sem pensar em regra nenhuma. E cá entre nós, na minha opiniao, fica mais legal ><
    http://blogimaginantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não cheguei a ver o vídeo da Lully, mas pelo que você escreveu, eu acho essa ideia de "jornada do herói" ou "monomito" um... Mito. Eu não acho que os escritores vão lá e pensam "vou seguir esses 12 passos pra escrever" 8D

    Esses 12 passos podem ser resumidos naquilo que a gente aprende nas aulas de Redação, os fundamentos da narrativa: existe um começo, conflito, meio, clímax e fim. As pessoas seguem isso sem nem perceber, porque é esse "roteiro" que cria uma história. Porque, convenhamos, toda história, seja livro, cinema, série e afins, precisa seguir um roteiro, senão ela fica desconexa. A não ser que a sua intenção seja bugar a mente dos outros começando a narrativa do final, por exemplo.

    Acho que quando o Joseph lá escreveu a Jornada do Herói, ele só queria mostrar como a estrutura de uma história normalmente segue. Eu lembro que eu costumava escrever uma fanfic de Harry Potter sobre os filhos do Harry e companhia; eu tinha 10, 11 anos, então eu escrevia o que dava na telha. Teve um capítulo em que eu propus um mistério que eu nem sabia a solução 8D No final, a estrutura ficou mais ou menos como a da Jornada do Herói. É meio involuntário, porque é o óbvio a fazer: existe uma ambiente, um conflito, uma novidade, um monte de enrolação, um clímax e um desfecho. Como você disse: "Deixe que a Jornada do Herói venha naturalmente nas suas palavras."

    Mas escrever pensando "Vou escrever nesses passos pra fazer sucesso" já é outra história. Como você disse, escrever seguindo regras, padrões, ideias dos outros é digno de um para que tá feio.

    Adorei o post, como sempre ♥ Kissu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei lá, hoje em dia é um desespero pra ser como os outros, sei lá...
      Concordo. É verdade, tipo Doctor Who (lembra da sexta temporada?)
      Vou colocar esse seu último paragrafo na testa ♥ Sim, exatamente isto que quis dizer!
      Kissu ~

      Excluir
  5. Não conhecia essas regras e não iria seguir. Acho que quando o autor esta escrevendo é um momento dele e do mundo dele, o momento certo de se aventurar e quebrar algumas regras (essas no caso), o curioso é que mesmo não seguindo isso é capaz de notar exatamente essas instruturas.
    No maximo, o que faço é escrever uma fixas sobre os personagens para não me perder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa estrutura está sempre presente nas melhores escritas, mas é claro, sempre à maneira do autor.
      O certo é fazer isso mesmo. Já tentei, mas não dá certo pra mim ><

      Excluir
  6. Não sabia dessas regras, e acho que a leitura fica mais interessante sem ter nada pra seguir, é melhor sendo algo mais livre. Mas apesar dessa minha ideia, essas regras são interessantes, e foi legal compartilhar isso
    Beijos,
    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir