13 julho 2015

O cinema decaindo e as séries reinando (!)

...
Hoje é o dia Mundial do Rock and Roll, e estou bem triste com essas pessoas falando de uns rock que não é rock. Enfim, estou feliz ? porque comprei antes de ontem o livro 12 Doutores, 12 Histórias sobre Doctor Who. Ele é uma das minhas metas de leitura desse ano, e fiquei muito feliz quando o adquiri. O triste é que estou lendo outros dois livros, e só quero começar a ler este quando terminar estes outros. Estou lendo feito uma louca, e minha vontade é virar as noites lendo, mas gosto de preservar minha 12 horas de sono.
Uma coisa que queria há muito tempo falar com vocês sobre algo que está acontecendo, e como boa e velha cinéfila, eu tinha que reclamar dessa vez não no Twitter, se querem saber. Vocês já pararam pra pensar que o cinema está muito diferente da época de nossos irmãos mais velhos ou pais? Que antigamente filmes do tipo Curtindo a Vida Adoidado, 10 Coisas Que Odeio em Você, Meninas Malvadas ou até mesmo o conhecido Star Wars eram fonte de cultura e que hoje em dia isto sumiu? E isto será culpa das aclamadas séries de TV que hoje agarraram o coração de cada um?
Veja bem, eu, como qualquer outra pessoa de hoje ou de antigamente, gosto de séries. Não sou aquela maluca por séries que vê quinze de uma vez só, sei que disto não sou capaz. Assisto algumas, quero ver outras, nada demais. Doctor Who e The Addams Family, junto com Friends, são algumas que acompanho.
E se você olhar de modo geral, hoje em dia é difícil alguém não saber da existência de alguma série. Pode ser uma série modinha, antiga, uma série que passa uma da tarde no SBT, mas é uma série. E o engraçado é que junto com essas séries veio o amor pelos filmes. O que acho ótimo, porque para mim os filmes são a maior fonte de cultura de uma forma divertida que as pessoas podem ter. O amor das pessoas se limitou aos dois.
O único problema é que esse repentino amor pelas séries está destruindo o cinema aos poucos. Se você olhar pra Netflix (quem tem, eu sou pobre e só tenho Mega Filmes) vai ver que tem série saindo uma atrás da outra. Game of Thrones, Supernatural, Between, Selfie, Forever, iZombie, Sense8 antes que me perguntem eu desisti de ver essa série, How I Met Your Mother, Arrow, The Flash, Agent Carter, Orange is the New Black entre milhares e milhares de séries que andam sendo criadas, canceladas, renovadas ou finalizadas. Agora se você olhar pro cinema, percebe-se claramente que só temos spin offs, sequências ou refilmagens. Nada realmente novo. Divertida Mente? Perdeu pra Minions na bilheteria. Os Vingadores: A Era de Ultron foi o filme mais visto no Brasil até agora. Poltergeist  - O Fenômeno, juntamente com O Exterminador do Futuro - Gênesis, é refilmagem ou sequência. 
De quem é a culpa?
As séries conseguem roubar nossos corações de uma maneira que os filmes não conseguem. Todos eles tem sempre entre uma hora e meia e duas horas, não nos aprofundamos nos personagens e temos que esperar mais de dois anos por sequências. As séries, por outro lado, tem 13 episódios - no mínimo - e se aprofundam mais nas histórias e nos personagens.
Antes, só tínhamos filmes interessantes no cinema. Novos, trash, diferentes e que roubavam a cena. As séries se limitavam sempre a mesmice: Eu, a Patroa e as Crianças, Todo Mundo Odeia o Chris, As Visões da Raven, entre várias outras sitcoms que saíam e que eram nossos queridinhos.
Hoje, estes dois mudaram.
As séries estão conseguindo chamar mais atenção do público, e como as industrias perceberam que o que as pessoas gostam é de séries parecidas com outras existentes estão apostando nisso. Dois exemplos rápidos aqui. Orange is the New Black foi uma série cheia de lésbicas que chamou a atenção das pessoas e abriu-lhes a cabeça, acabou que brotou fã do chão e a Netflix criou outra parecida, Sense8. Enquanto isso, o cinema foi fazer suas sequências e adaptações.
Porque enquanto séries novas e inteligentes saem, o cinema resolveu apostar em adaptações literárias.
Olhe para o cinema, agora. Os filmes mais aguardados e que lucram mais são estes citados. O que fazer?
Nada. As séries são uma ótima aposta, na realidade. Os dois tem algo em comum: juntam multidões que gostam das mesmas coisas, criando grandes fãs unidos. O problema é que as séries conseguiram reinar.
O cinema decaiu.
Agora, queria sua opinião. Eu sei que muitos defenderão as séries com unhas e dentes, mas já vou me adiantando: as séries são uma das coisas mais inteligentes que ganharam o mundo, mas eu amo muito o cinema. Não acho que enquanto um ganha, o outro deve perder.
Enfim, digam suas opiniões. Ficarei feliz em ouvi-las.
Até.

18 comentários:

  1. Sempre gostei mais de séries do que filmes. Uma coisa que você disse e é verdade, é a tal profundidade do personagem, muitas vezes a séries consegue fazer isso logo no primeiro episódio do que o filme e suas quase 2 horas.
    Só que acho que não devemos generalizar para todos filmes, assistir um muito bom recentemente (no dvd hehe). Dificilmente eu vou ao cinema, ate tento mudar isso. Vou mais para ver adaptações ou alguma sequencia de algum filme que vi, dificilmente vou para assistir por assistir e quando faço isso me decepciono.
    Acredito que o cinema ainda tem muito o que oferecer, porem acho que eles tem muitas ideias boas para pouco tempo de exibição. Melhor nem citar os problemas das adaptações literárias e essa é uma coisa que nem as séries consegue trabalhar muito bem.
    :33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo bastante isso, mas às vezes as séries conseguem ter uma hora e não dizem nada sobre os personagens ou qualquer coisa assim.
      O cinema tem sim muito a oferecer, mas quando apresenta uma ideia nova ninguém dá muita importância porque novas séries vão sair.
      As adaptações literárias são um caso difícil de ser feito, mas às vezes dá certo.

      Excluir
  2. Oi, pensei que eu fosse a única pessoa que não gosta de diminuir as horas de sono u.u
    Sinceramente, eu gosto mais das séries. Elas podem ser mais desenvolvidas e têm mais coisas pra contar, sem falar que os filmes sempre deixam um gostinho de quero mais que às vezes irrita u.u
    Bjs,
    - heartmoon ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, precisam ser 12 e ponto final ^^
      Gosto é gosto, mas eu realmente gosto do gostinho de quero mais que os filmes deixam.

      Excluir
  3. Boa reflexão, Belle.
    Mega Filmes HD aqui também hehe \o/
    Sabe, acho que a questão do sucesso das séries está justamente no fato de elas serem longas, dá tempo conhecer a história, os personagens... dá pra ver mais vários episódios seguidos...
    E o cinema realmente tá bem "coisado", mas não troco minha poltrona, o escurinho, a pipoca e os chatinhos fazendo barulho ao lado por nenhuma série (apesar de gostar de algumas séries).
    Filme é tipo uma paixonite de verão sabe? Vem aquele tempinho de coisas boas (ou não, dependendo do gênero) e depois você vai embora pra casa só com as lembranças e a vontade de sentir de novo.
    É isso.
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não estou sozinha ♥
      Deve ser por isso mesmo, também pelo fato de que as séries tem tempo pra desenvolver uma história enorme que no fim acaba tendo um final satisfatório.
      Eu também, virei cinéfila por esses motivos e tenho certeza de que não trocaria por nada.

      Excluir
  4. Adorei o que você disse mas nao parei muito pra pensar sobre o assunto.
    As series, se aprofundam mesmo nos personagens e também em toda a história, você pode ver o desenvolvimento melhor dos personagens e é uma coisa continua e com mais detalhes que o filme.
    No filme, porém, pra quem não tem muita paciencia (como eu) de ficar procurando episodios de quase 1hora e assistir o dia todo, é uma boa alternativa. Posso estar falando besteira kkkkk mas eu acho que o filme é melhorzinho, porque eu amo também o cinema. Cada um tem seus defeitos e qualidades, e lembro muito bem quando era mais pequena e ficava grudada na TV esperando a Sessão da Tarde chegar, assistia muito As Branquelas, por outro lado, era super viciada em Todo mundo odeia o Chris, e em outro dia sempre tinha um episodio diferente.

    Amo muito os dois. Mas... o cinema pra mim é melhorzinho. É algo que fica muito marcado em mim, e eu posso rever novamente sem que gaste muito tempo,ao contrario se eu fosse rever uma serie.

    Espero que meu comentario nao tenha ficado bobao kkkkkkkkkk Bjs!!
    http://blogimaginantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente.
      Eu também prefiro o cinema, porque de vez em quando você pode assistir vários filmes diferentes numa tarde e será muito mais legal do que falar "vi três episódios de Sense8".
      Claro que não ><

      Excluir
  5. "12 Doutores, 12 historias sobre Doctor Who" WHO mesmo! Eu não sabia da existência deste livro, sabe eu gosto muito de Doctor Who particularmente da 2º temporada, pois considero a melhor, acho Doctor Who uma serie diferencial das atuais. Hoje em dia é tudo tão igual.. ZzzZ
    Enfim, a mesma receita se repete nos cinemas: vampiros, lobisomens, bruxas, zumbis & CIA... Por isso que o cinema tem caído tanto, é sempre os mesmo enredos, com palavras diferente e personagens péssimos!
    As series também tem seguido o mesmo ritmo, eu acompanho algumas series, mas são poucas ás que eu realmente me apego, pois a maioria quando chega na 2º temporada, vira o mesmo mimi das demais.
    Ou seja chegamos em uma era em que a cultura e criatividade estão se esgotando..
    Beijão, amei o post! ♥ http://www.quintagaveta.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele saiu ano passado, se não me engano. Mas muita gente conhece ele, não sabia que você não conhecia. Realmente, Doctor Who é muito diferente dessas séries tudo igual que estão saindo hoje em dia.
      Pois é, o cinema está investindo nas boas ideias de antigamente, que antes fizeram sucesso e hoje em dia podia dar certo se fizessem direito.
      Eu também, pouquíssimas e antigas. Algumas nem chegam na segunda temporada, porque são canceladas.
      Pois é, um dia a criatividade acabará de vez. E esse dia não está longe.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oiiê! Sabe sempre fui muito desligada com filmes, mas séries são uma coisa que sempre gostei. Concordo com o que disse, não tem muito filmes novos sendo criado e quando isso acontece, não chamam atenção, pelos menos não a minha. Pior ainda é que agora parece que todo filme que aparece é adaptação de alguma livro, isso me dá raiva sinceramente.
    Te admiro em conseguir dormir 12 horas de sono. Eu não consigo fazer muito isso, continue você a fazer isso porque faz bem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, parece que os livros foram a saída que o cinema encontrou para não ser destruído.
      Não faz bem não, vou envelhecer mais se ficar dormindo desse jeito ><

      Excluir
  8. Não tenho tanta paciência assim para assistir/acompanhar séries, mas tenho que reconhecer que elas vêm dominando tudo ultimamente, com roteiros melhores, personagens bem construídos, eu sempre preferi filmes mas ultimamente estou tentando gostar de séries porque é o que "tá tendo". Os filmes realmente estão se tornando iguais, o que é uma pena, dos vários lançamentos desse ano só dois me chamaram atenção, então resolvi me focar nos clássicos e (por que não?) nas séries.

    Caosologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, o mercado está mudando e as séries realmente é "o que tá tendo". Esse ano só assisti dois filmes no cinema e um era spin-off e o outro adaptação de HQ. Estou vendo filmes antigos também, do tipo os musicais e outros.

      Excluir
  9. Belle \o/

    12 Doutores 12 Histórias dá pra ler aos pouquinhos, já que são contos; eu estou lendo aos poucos =w= Até porque eu sou "aquela maluca por séries que vê quinze de uma vez só" )o)

    Olha, só pra ser chata vou discordar um pouco *apanha* Eu acho que não é tão simples assim, como você disse: "não acho que enquanto um ganha, o outro deve perder." Cinema e televisão são duas mídias diferentes, mas não vejo como uma atrapalha a outra.

    As pessoas gostam de séries porque os personagens se aprofundam, o enredo consegue tomar vários rumos e você se apega mais à história. Mas eu conheço TANTA gente que não consegue assistir à séries porque não gosta de esperar uma semana pelo próximo episódio, e depois um ano pela próxima temporada. Ainda tem aquele problema da enrolação, que é o ponto mais baixo das séries pra mim; Lost, Pretty Little Liars, Heroes, Supernatural, The Walking Dead até, eles começaram a perder tanto o foco da história que eu perdi a paixão. É fácil enjoar quando a história não evolui.

    Às vezes o cinema faz o mesmo (vide Transformers, Velozes e Furiosos e outras franquias que tem cinco filmes e vai pra lá), mas pra muita gente é melhor acompanhar uma história de uma hora e meia e depois partir pra outra. Esse negócio das sequências/remakes/reboots que tomam a atenção é verdade, mas não é como se os filmes originais tivessem morrido. Existem muita coisa nova (e ótima) mundo afora, é só saber procurar. Além disso, sequências são mais seguras e o mercado de cinema é complicado. Nenhuma produtora quer sair no prejuízo, e histórias já conhecidas e amadas são uma garantia.

    Acho que falei muita besteira e ninguém é obrigado a acompanhar minha linha de raciocínio, mas enfim 8D

    Ah, li sua resenha de After também e vou comentar aqui )o) Protagonista chata é algo que eu entendo bem, raramente consigo gostar da personagem principal. Eu gosto muito de livros YA, adolescentes, romance e tal, mas essa história de "não posso namorar ele, é contra meus princípios" e mimimi não é pra mim, obrigada. Acabei perdendo o interesse - vou confiar no seu julgamento porque somos parecidas em muita coisa, viu? A resenha ficou ótima ♥

    Kissu :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hannah \o/
      Eu estou lendo de uma vez porque eu amei demais esse livro, faz cinco dias que comecei a ler e estou com raiva porque estou na página 250 ainda >< Vi uns episódios de The Addams Family e pronto, parei de assistir séries.
      Justamente por serem diferentes estão conseguindo se atrapalhar. As séries estão ganhando um espaço que era do cinema, atrapalhando-o.
      Pra mim não sou tão fã de séries por causa da duração dela, nos impedindo de nos aprofundar em outras histórias. Acabamos ficando presos nessas histórias, sem conhecer novas. Já esperei seis meses pela nona temporada de Doctor Who, uma semana por episódio novo não me mataria. Também acho que esse é o maior problema das séries. Todas essas citadas por você perderam o foco há muito tempo. Por isso tenho poucas favoritas que acompanho. Porque o foco não foi perdido, mudando a série repentinamente e trazendo o fim dela.
      Realmente, este é outro ponto. Acho que é um dos motivos das grandes histórias estarem sendo perdidas.
      Entendi muito bem sua linha de raciocínio, preocupa não ^^
      Se você perdeu o interesse nesse livro pela minha resenha pode ter certeza que não vai gostar. Se quiser procurar outras resenhas vai ver que muitas pessoas tiveram a mesma opinião - foram as fãs, sabe.
      Bye ~

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir